Banco Central

Banco Central: saiba como resgatar valor esquecido

OBanco Central vai iniciar o agendamento do saque desses recursos a partir de segunda-feira (7) para quem nasceu antes de 1968

Banco Central do Brasil - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Na próxima segunda-feira (7), o Banco Central (BC) vai iniciar o agendamento do saque de valores esquecidos por pessoas físicas e empresas em instituições financeiras. Os primeiros beneficiados no processo são os nascidos antes de 1968 e as empresas que foram abertas antes deste ano.

Segundo balanço recente do BC, divulgado pela Agência Brasil, cerca de 114 milhões de pessoas a 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate desse dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.

No caso de existência de saldos residuais em bancos, o próprio site informa uma data e um horário de retorno para agendar a retirada. Essa etapa exigirá conta nível prata ou ouro do Portal Gov.br.

Saldo residual
Quem nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano poderá conhecer o saldo residual e pedir o resgate entre 7 e 11 de março, no mesmo site. A própria página informará o horário e a data para pedir o saque. Caso o usuário perca o horário, haverá uma repescagem no sábado seguinte, em 12 de março, das 4h às 24h.

Para pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período, o prazo será de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março. Quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados, das 4h às 24h.

Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa. O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perder o prazo não precisa se preocupar. O direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições até o correntista pedir o saque.

Prazo de transferência
Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio do Pix ocorram mais rápido. Nesta primeira fase, estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras. Em maio, haverá uma nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis.

Além dos valores residuais em ban­cos, o cidadão pode ter outras fon­tes de dinheiro esquecido, como cotas de fundos públicos, revisão de benefícios da Previdência, restitui­ções na malha fina do Imposto de Renda e até pequenos prêmios de loterias.