Alimentos

Confira dicas para ter uma horta em casa

Algumas escolhas podem ser cultivadas em qualquer época do ano

Mudas de plantas - Pixabay

Muitas pessoas se apegaram a algum hobbie durante a pademia, um deles foi o cultivo de plantas. Com isso, ter uma horta, por sua vez, é uma alternativa para consumir alimentos livres de agrotóxicos. E para conseguir sustentá-las é importante ficar atento a alguns detalhes. 

O fundador da Yes We Grow (startup de agricultura urbana) Rafael Pelosini, dá dicas sobre todo o processo de como criar uma horta caseira

A primeira é nada mais nada menos a escolha do produto que deseja plantar e cita quais são os mais fáceis de cultutivar como verduras e folhas- plantas de pequeno e médio porte e rápido crescimento como alface,  podem ser plantadas diversas vezes em qualquer temporada.

Temperos estão na lista e podem ser cultivadas em vasos dentro de casa, assim como frutas como limão e morango. Já  as leguminosas e legumes precisam de vasos mais profundos para um bom enraizamento. 

Outro fator que influencia é o local da casa. ''Olhando para o ambiente da casa, considere a escolha de lugares com a presença da luz solar em algum momento do dia. Opte por espaços próximos a janelas, portas, beirais, varandas e sacadas. Outras opções que podem ser cultivadas com facilidades são as hortas verticais ou suspensas'', diz  Pelosini

Para fazer a plantação  é necessário que o solo seja fértil, com nutrientes e minerais para que as plantas cresçam fortes. A dica é optar por vasos com furos na parte inferior. Sobre as sementes é necessário fazer um passo a passo. '' A recomendação é que sejam feitos pequenos furos na terra, sempre com o dobro do tamanho da semente, adicionando 2 a 3 sementes em cada buraco. Após esse procedimento cubra com terra, deixando o solo úmido para que possam germinar'', explica Rafael.

Algumas mudas precisam de mais cuidado. '' Considere uma atenção maior às mudas pois são bem sensíveis, é importante deixar o vaso em um local sombreado e de olho sempre  na irrigação, afinal, o solo não pode estar seco, evitando deixar em locais abertos por conta da chuva'', indica.

Por fim, após o plantio é preciso seguir uma rotina regular. ''Observar as plantas e verificar e há presença de pragas, adubação com camada de cobertura vegetal morta (galhos, folhas e fibras secos) sobre o solo exposto. Além disso, é de extrema importância a incorporação de algum tipo de adubo na terra como os compostos'', aponta ele. 

'' A água é uma das principais fontes de energia para as plantas e deve ser constante mantendo sempre o solo úmido, mas não encharcado. O período da manhã e o da tarde são ótimas opções de horário'', conclui.