XADREZ

Grande Mestre Nacional de Xadrez, Rodrigo Quintiliano, participa do Programa Xeque Mate desta semana

Em entrevista ao apresentador Evaldo Costa, ele explica sua trajetória até conquistar o título

Divulgação/Instagram

O xadrez é um jogo e esporte que exige lógica e muita preparação. São muitos estudos até que um jogador se torne profissional, devido às tamanhas possibilidades de jogadas, estratégias e regras do jogo. O paulista Rodrigo Quintiliano é mais um dos apaixonados pelo esporte, e não só é profissional no tema, como conseguiu o título de Grande Mestre Nacional do Xadrez. E ele conta ao apresentador Evaldo Costa, no Programa Xeque Mate desta semana, sua trajetória até conquistar o título. 

“Todos os dias, no intervalo da escola, enquanto eu jogava tênis de mesa, ficava prestando atenção nos meus amigos que jogavam xadrez. Até que um dia decidi perguntar como funcionava a dinâmica, testei jogar e já ganhei. Desde então fui tratando como algo bem natural e busquei leituras sobre o jogo, lia colunas no jornal e jogava todos os dias até chegar onde cheguei” . Disse Rodrigo Quintiliano, que ainda revelou que em 2010 enfrentou dificuldades em conciliar os estudos de xadrez e sua faculdade de tecnologia e mecânica de precisão. O que não o impediu de ganhar torneios neste período, mas só  retomou o foco no esporte em 2013.

No Brasil, só existem 15 Grandes Mestres de Xadrez, fazendo com que o país fique em 3º lugar no ranking das américas, ficando atrás apenas de Cuba e EUA. Rodrigo já é o terceiro Grande Mestre Nacional a ser entrevistado pela Rádio Folha FM, e você pode conferir todos os detalhes da entrevista com ele no podcast completo abaixo.