Pandemia

Uso de máscara deixa de ser obrigatório em locais fechados no Distrito Federal

Brasília se junta à cidade do Rio de Janeiro e ao Mato Grosso do Sul

Máscara de proteção para Covid-19 - Christof Stache/AFP

O Distrito Federal flexibilizou o uso de máscaras em espaços fechados a partir desta quinta-feira (10). É o que consta em decreto publicado no Diário Oficial do DF, que já está em vigor. A medida já havia sido antecipada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

A decisão veio acompanhada do anúncio de que o Distrito Federal abrirá leitos para adultos e crianças. Dados da Secretaria de Saúde mostram que o DF tem 193 leitos exclusivos para Covid-19 na rede pública. Desse total, 80 estavam vagos e 43, bloqueados nesta quinta-feira. Outros 70 estão vagos.

Na semana passada, Ibaneis já havia liberado a utilização do acessório facial em locais abertos. As medidas vêm depois que o DF proibiu a realização de blocos de rua no Carnaval.

Além de Brasília, a cidade do Rio de Janeiro também já revogou a exigência do uso de máscaras em locais fechados. A decisão começou a valer na última segunda-feira (7). Outras cidades também já começaram a flexibilizar a medida. O Mato Grosso do Sul também liberou uso de máscara em locais fechados.