'Coelho branco, coelho vermelho'

Pernambucano interpreta peça iraniana com apresentação simultânea em vários países

Texto de Nassim Soleimanpour será interpretado pelo ator pernambucano Ângelo Fábio, neste domingo (13), às 19h, no Cine Teatro Bianor Mendonça, em Camaragibe

O ator pernambucano Ângelo Fábio interpretará o texto iraniano no Brasil, simultaneamente ele será encenado em diversos países

Uma peça de teatro que desafia o lugar comum do fazer teatral, o papel do ator, do público e das possibilidades cênicas. A peça "Coelho Branco Coelho Vermelho", escrita pelo dramaturgo iraniano Nassim Soleimanpour, traz reflexões acerca do autoritarismo e da obediência. O texto surgiu em 2010, quando o autor foi proibido de sair do seu país. Desde então, ele utilizou a peça para que suas ideias fossem disseminadas pelo mundo. O texto já foi traduzido para mais de 15 idiomasm, com montagem em diversos países.

Neste domingo (13), "Coelho Branco Coelho Vermelho" será interpretado por diversos atores e atrizes em Mumbai, New york, Moscou, Tokyo, Wiscons, Brasil. Aqui em Pernambuco, no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, em Camaragibe, às 19h, com tradução em Libras, o texto será defendido pelo ator, performer e produtor cultural Ângelo Fábio.

Para manter o segredo sobre o texto, o ator-intérprete não poderá ler a peça até do dia do espetáculo. Esta função fica a cargo da produtora/performer Gabriela Oliveira. Não houve necessidade de ensaio, de um diretor ou de uma cenografia. Dessa forma, ator e público estarão na mesma situação de incerteza. As palavras de Soleimanpour recriam sua presença no palco, relato um tanto autobiográfico que cria uma conexão entre a ficção e o real. 

Convênio
No ano de 2017 foi firmado um convênio entre a Universidade Federal de Pernambuc , a Fundação de Cultura de Camaragibe e a Prefeitura de Camaragibe, com o objetivo de que o município, a sociedade civil em parceria com Dep. de Artes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) pudessem fomentar, articular capacitações através de programas de estágios, produzir obras artísticas, criar atividades relacionadas a arte e educação entre outras coisas.

"O Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro tem sido um dos principais motivadores para este convênio. Situado numa area histórica, seu edifício com mais de 100 anos constitui uma infraestrutura de qualidade, mesmo que, porventura, estejam faltando os devidos cuidados. Compreendo as dificuldades das gestões em manter um equipamento público de cultura, mas sabemos que uma cidade, estado e país sem cultura é um risco para a sociedade", pondera Ângelo.

Um dos primeiros projetos desta parceria foi junto Laboratório de Artes Cênicas (LAC), sob a coordenação da professora Rose Mary Martins: o Encontro das Artes Cênicas de Camaragibe e o Curso de Produção Cênica, em que os participantes puderam estagiar na Ópera Rita, sob a Direção geral e regência de Wendell Kettle.

"Iniciativas entre as instituições acadêmicas, governo estadual e municipal são de fundamental importância para a abertura de novos espaços e perspectivas a todo aquele que busque atuar no campo das artes e da cultura. Hoje, na atual conjuntura do país, é de grande importância que possamos estreitar esses laços entre os diversos setores. O Dep. de Artes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) pretende reabrir esse diálogo, pois nestes últimos dois anos de pandemia não pudemos avançar com as tratativas”, avalia o professor Elton Bruno Soares de Siqueira.

O dramaturgo e escritor Nassim Soleimanpour


Sobre o autor
Nassim Soleimanpour é um dramaturgo iraniano, faz teatro e diretor artístico da companhia de teatro berlinense Nassim Soleimanpour Productions. Suas peças foram traduzidas em mais de 30 idiomas e apresentadas globalmente em mais de 50 países. Mais conhecido por sua peça White Rabbit Red Rabbit, escrita para viajar pelo mundo quando não podia, seu trabalho foi premiado como Melhor Nova Performance do Festival Fringe de Dublin, Prêmio de Texto de Texto de Performance Destaque de Summerworks e Prêmio The Arches Brick (Edinburgh Fringe), além de receber indicações para um Total Theatre e Prêmio Brighton Fringe Pick of Edinburgh. White Rabbit Red Rabbit teve um elenco de 9 meses Off-Broadway que celebrou atores como Whoopi Goldberg, Nathan Lane, Martin Short, Bobby Cannavale, Wayne Brady, F. Murray Abraham, Cynthia Nixon e etc.

Sobre o intérprete
Ângelo Fábio é artista interdisciplinar que trabalha com o cruzamento das linguagens cênicas, audiovisual e artes visuais. Fundador do Pós –Traumático Coletivo, Casa Pós, Hemisférios Itinerantes (AR/BR) e Caosmo Cia. Experimental. Estudante do curso de Administração Pública pela Estácio, estudou jornalismo de investigação na Universidade Popular Madres de la Plaza de Mayo e Licenciatura em Direção Cênica na Universidad Nacional de Artes - UNA, Argentina entre os anos de 2008 e 2012. É idealizador e curador da Periférica - Mostra de Cinema de Camaragibe; Cineclube Universo Paralelo; Produtor, roteirista e assistente de direção do documentário Dona Dóra. A mística do boi (2021); Coordenador do Ciclo de Ações Heutagógicas; Encontro das Artes Cênicas de Camaragibe (2017/2020); Idealizador e produtor do livro Bianor – Trajetórias e Memórias (2018)

Ficha técnica
Realização: Pós-Traumático Coletivo e Aurora Nova International Theatre Booking 
Produção geral: Ângelo Fábio e Gabriela Oliveira
Produção: Bruno Siqueira
Vídeo / Técnico Streaming: Gabriel Marinho
Iluminação: Cleison Ramos
Assistente de Iluminação: André Xavier
Fotografia: Olimpio Costa
Design: André Soares
Tradução em libras: Poliana Alves

Serviço:
Coelho Branco Coelho Vermelho, de Nassim Soleimanpour

Intérprete: Ângelo Fábio
Perfomers convidados: Cleison Ramos e Caboc’urbano
Quando: 13/03 (Domingo)
Hora: 18:30h
Onde: Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro (Av. Dr. Pierre Collier s/n. Vila da Fábrica, Camaragibe)
Classificação: 12 anos
Preço: R$ 15,00 (Inteira) / R$ 7,50 (meia)
Compra do ingresso pelo Sympla ou no Cine Teatro