Futebol

Vaga na Série D 2023 e semifinais: o que vale ao Santa Cruz o Clássico das Emoções

Tricolor precisa terminar à frente do Salgueiro para garantir vaga no torneio nacional no ano que vem - caso, claro, não obtenha o acesso à Série C em 2022

Leston Júnior, treinador do Santa Cruz - Rafael Melo/Santa Cruz

O Clássico das Emoções entre Santa Cruz e Náutico, no Arruda, na rodada final da primeira fase do Campeonato Pernambucano, pode trazer consequências maiores do que apenas uma mudança na tabela de classificação. Em terceiro lugar, com 16 pontos, o Tricolor precisa vencer para não correr o risco de perder uma vaga na Série D em 2023. Um revés, aliado a um triunfo do Salgueiro (4º, com 14), deixaria a Cobra Coral sem divisão no ano que vem - caso não consiga o acesso à C em 2022.

A situação é a seguinte: para conquistar uma vaga na Série D em 2023, o Santa Cruz não pode ficar abaixo, na primeira fase do Campeonato Pernambucano, de dois clubes que estejam sem divisão ou em patamar igual. No cenário atual, apenas o Retrô, líder, com 21 pontos, se encaixa. O Náutico, em segundo lugar, com 16, não conta, já que disputará a Série B. Sendo assim, o único risco do Tricolor perder o espaço no torneio nacional seria em caso de ultrapassagem do Salgueiro.

Com dois pontos a mais que o Salgueiro, basta ao Santa vencer o Náutico para não depender do jogo do Carcará, que pega o Retrô, no Cornélio de Barros. Se empatar ou perder, o Tricolor terá de torcer por um tropeço dos sertanejos. Uma vitória no Clássico das Emoções também colocaria a Cobra Coral na segunda posição do Estadual, pulando a etapa das quartas de final e indo direto às semifinais.