Recife leva vacinação itinerante contra Covid-19 para 15 comunidades nesta semana
A vacina disponibilizada na ação, que ocorrerá das 8h às 12h, é destinada para o público a partir dos 12 anos. Não é necessário agendar
Desta segunda-feira (14) até o sábado (19), 15 localidades do Recife receberão o projeto de vacinação itinerante conta a Covid-19. Entre as comunidades contempladas estão a Rosa Selvagem, no bairro da Várzea, Zona Oeste da cidade; a Caranguejo, na Ilha do Retiro, área central; e Alto do Mandu, na Zona Norte da capital pernambucana (confira programação completa abaixo).
A vacina disponibilizada na ação, que ocorrerá das 8h às 12h, é destinada para o público a partir dos 12 anos, que está apto para receber qualquer uma das três doses. Uma equipe da Secretaria de Saúde do município estará nos locais cadastrando os interessados no Conecta Recife.
Na manhã desta segunda-feira (14), uma das localidades onde a ação ocorreu foi a rua São Brás, bairro de Água Fria, na Zona Norte. A Secretaria de Saúde realizou a imunização dentro do Núcleo de Base Amigos da Comunidade e, de acordo com o presidente da associação, Clésio Batista, foi uma iniciativa essencial para a comunidade.
“Muita gente está preocupada que ainda não tomou a vacina e aqui não precisa agendar, a pessoa chega e vai tomando. Essa iniciativa é muito importante na nossa comunidade e todo mundo está agradecendo”, disse ele.
Para que o máximo de pessoas possíveis ficasse ciente da ação, Clésio afirmou que contou com a ajuda dos próprios moradores para espalhar a informação: “A gente usou os grupos de whatsapp e Facebook, colocamos panfletos nas paredes e batemos nas portas até chegar ao ponto de as pessoas ficarem sabendo e espalharem que aqui está tendo a vacina”.
Ainda segundo o presidente, muitos dos moradores de Água Fria não foram se vacinar por falta de oportunidade e tempo. Muitos estavam com as vacinas agendadas para bairros distantes e, sem o dinheiro para comprar a passagem ou sem conseguir sair do trabalho no horário certo, acabavam sem tomar os imunizantes. Com a vacinação itinerante, isso ficou mais fácil.
Arnaldo Ribeiro tem 41 anos e foi um dos moradores que tomou sua dose de reforço nesta segunda-feira (14). “Eu não tinha como agendar e agora vim aproveitar essa oportunidade e tomar a dose de reforço”, contou Arnaldo.
Lindinalva França da Silva vende latinhas e também aproveitou a proximidade de casa para tomar a terceira dose do imunizante. “A minha sobrinha foi na minha casa para eu vir tomar a terceira dose. Tomei todas, a da gripe também e não senti nada. Cheguei em casa e fui fazer minhas coisas, lavei roupa e fui vender minhas latinhas. A gente pede a Deus que acabe logo isso, vou continuar tendo muito cuidado”, falou Lindinalva.
Não é necessário agendar para receber a vacina. Basta apresentar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. Caso não possua este último, ou o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia, elaborada especificamente para esta ação.
De acordo com a Prefeitura do Recife, o projeto de vacinação itinerante, que iniciou em agosto de 2021, já visitou mais de 210 localidades, aplicando quase 75 mil doses até o momento.
Confira a programação completa para esta semana:
Segunda-feira (14)
Núcleo de Base Amigos da Comunidade: Rua São Braz, 164, Água Fria
Polo da Academia da Cidade de Jardim São Paulo: Praça de Jardim São Paulo
Terça-feira (15)
Associação dos Moradores Córrego João Carvoeiro: Rua Córrego João Carvoeiro, 192, Água Fria
Assentamento do Engenho e Vila Redenção: Rua Antônio Curado, 227, Engenho do Meio (ponto de referência: quadra da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Praça do Engenho do Meio)
Polo da Academia da Cidade da Mustardinha: Avenida Manoel Gonçalves da Luz, s/n, Mustardinha
Quarta-feira (16)
Água Fria: Rua Alto do Deodato, 637, Água Fria
Comunidade Alto do Mandu: Rua Massaranduba, 124, Alto do Mandu
Comunidade do Caranguejo: Rua Zeferino, 125, Ilha do Retiro
Igreja Presbiteriana Nossa Casa: Rua Rio Azul, 166, Boa Viagem
Sociedade Assistencial Princesa Isabel: Rua Rio Espera, 215, Ibura
Quinta-feira (17)
Escola Municipal Josefina Marinho: Avenida Córrego José Grande, 1316, Bomba do Hemetério
Comunidade Rosa Selvagem: Rua José Antônio da costa filho,13 A, Várzea (ponto de referência: ONG Mais)
Sexta-feira (18)
Associação dos Moradores da Campina do Barreto: Rua Elias Gomes, 85, Campina do Barreto
Comunidade Josué Pinto: Avenida Otacílio de Azevedo, 730, Brejo de Beberibe (ponto de referência: associação de moradores)
Sábado (19)
Feira de Artesanato e Gastronomia: Praça do Hipódromo