Política

Queiroga se reúne com Pacheco para tratar sobre flexibilização do estado de emergência

Ministro da saúde mostrou dados da pandemia ao presidente do Senado

Moradores com máscara em São Paulo - Rovena Rosa/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se reuniu nesta terça-feira com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para argumentar pela flexibilização do estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) no Brasil.

Como O GLOBO revelou, o ministério iniciou conversas com o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) para construir uma saída gradual da Espin.

Em sua conta no Twitter, Pacheco afirmou que Queiroga mostrou dados sobre número de internações e o avanço da vacinação de crianças e adultos no país para defender a flexibilização.
 

"Diante da sinalização, manifestei ao ministro preocupação com a nova onda do vírus, vista nos últimos dias na China, mas me comprometi a levar a discussão aos líderes do Senado", escreveu o presidente do Senado.

O Ministério da Saúde pretende sair do status atual de emergência a partir do diálogo com os outros Poderes para construir uma solução que não traga prejuízos tanto do ponto de vista técnico quanto político.

Na segunda-feira, O GLOBO mostrou que a pasta tem feito um pente-fino na esplanada para identificar normas vinculadas ao estado de emergência que poderiam ser afetadas com seu fim. Somente no Ministério da Saúde, a pasta encontrou 168 regras ligadas à vigência da Espin.