Futebol

Com Arruda vazio, Clássico das Emoções definirá semifinalista do Pernambucano

O ganhador do duelo entre Santa e Náutico, hoje, no Arruda, pulará a etapa das quartas do Estadual. Tricolor também pode garantir lugar na Série D de 2023

Arruda - Foto: Marlon Costa/Futura Press/Folhapress

O jogo entre Santa Cruz e Náutico, nesta quarta (16), no Arruda, na rodada final da primeira fase do Campeonato Pernambucano, pode trazer consequências maiores do que apenas uma mudança na tabela. Em terceiro lugar, com 16 pontos, o Tricolor precisa vencer para não correr o risco de perder uma vaga na Série D em 2023. Um revés, aliado a um triunfo do Salgueiro (4º, com 14), ante o Retrô, no Cornélio de Barros, deixaria a Cobra Coral sem divisão no ano que vem - caso não consiga o acesso à C em 2022. Quem levar a melhor no Clássico das Emoções também pulará direto para as semifinais. Aperitivos de um embate com presença de público cogitada inicialmente, mas que será de portões fechados.

Na manhã de ontem, o Arruda recebeu o Corpo de Bombeiros para uma vistoria. O clube estava otimista em uma liberação, mas o órgão informou que ainda existem pendências a serem resolvidas no estádio. Mesma situação da Ilha do Retiro, que também teve visita para conseguir a permissão de reabrir o local para os rubro-negros. Até o momento, apenas os Aflitos tem autorização para jogar com torcida. Vale citar que o Governo de Pernambuco flexibilizou as medidas restritivas no combate à Covid-19, permitindo que os estádios de futebol recebam até 50% da capacidade ou 10 mil espectadores (o que for menor). 

Vale um calendário maior

Para não ficar sem disputas nacionais em 2023, o Santa não pode ficar abaixo, na primeira fase do Estadual, de outros dois clubes que estejam sem divisão ou em patamar igual. No cenário atual, apenas o Retrô, líder, com 21 pontos, se encaixa. O Náutico, em segundo, com 16, não conta, já que disputará a Série B. O único risco do Tricolor perder o espaço no torneio seria em caso de ultrapassagem do Salgueiro. 

“A expectativa é de uma partida difícil, como são todos os clássicos, mas chegamos ao último jogo dependendo das nossas forças”, afirmou o técnico do Santa, Leston Júnior. O duelo será o primeiro da equipe desde a saída do atacante Walter, que se transferiu ao Amazonas. Rafael Furtado assume o posto de titular. Marcos Martins, recuperado de lesão, poderá fazer sua estreia na temporada 2022. Além do lateral, o zagueiro Júnior Sergipano e o volante Gilberto também estarão de volta.

Retorno de dupla

O técnico Felipe Conceição não confirmou a escalação do Náutico para o jogo, mas indicou que o volante Djavan e o atacante Pedro Vítor, ambos recuperados de lesão, serão relacionados para o confronto. O primeiro deve ocupar a cabeça de área, ao lado de Richard Franco, com Wagninho ficando no banco de reservas. Já Pedro vira opção para o decorrer do clássico. 

Ficha técnica

Santa Cruz 

Klever; Marcos Martins (Ratinho), Júnior Sergipano, Alex Alves (Guedes), Mandai; Gilberto, Rodrigo Yuri, Tarcísio; Matheuzinho, Mateus Anderson e Rafael Furtado. Técnico: Leston Júnior

Náutico

Lucas Perri; Hereda, Carlão, Camutanga e Júnior Tavares; Richard Franco, Djavan e Jean Carlos; Ewandro, Leandro Carvalho e Robinho. Técnico: Felipe Conceição

Local: Arruda (Recife/PE)
Horário: 21h
Árbitro: Rodrigo Pereira. Assistentes: Clóvis Amaral e Bruno Vieira
Transmissão: Premiere FC