Futebol

Fim da primeira fase: veja como fica o cenário do Pernambucano após os jogos desta quarta (16)

Retrô e Náutico se garantiram na semifinal da competição; Santa Cruz duela com Caruaru City, enquanto Sport enfrentará o Salgueiro

Bola do Campeonato Pernambucano - Rafael Vieira/FPF

A primeira fase do Campeonato Pernambucano chegou ao fim, e, a partir de agora, começarão os embates decisivos dentro de campo. Na noite desta quarta-feira (16) ocorreram as últimas cinco partidas que definiram o futuro dos dez participantes do Estadual no quadrangular do rebaixamento, quartas de finais e até mesmo nas semifinais. 

Até o momento, foram 45 partidas na competição, divididas em nove rodadas, que aconteceram ao longo de aproximadamente três meses. Em todos os jogos disputados no Estadual, pelo menos um gol foi marcado.

O Retrô, líder isolado da competição e já com sua vaga garantida na semifinal, foi até o Sertão para encarar o Salgueiro, que ainda sonhava com a segunda posição. Com um time formado praticamente por jogadores reservas, com exceção do goleiro Jean e do meia Renato Henrique, a Fênix de Camaragibe arrancou um empate por 2x2 no Cornélio de Barros. 

No Agreste, o Caruaru City enfrentou o Vera Cruz em busca de terminar a primeira fase com o pé-direito após conquistar sua vaga nas quartas e garantir a permanência na elite Estadual no ano que vem. Porém, o Galo das Tabocas surpreendeu o Leopardo, deixando o jogo em um emocionante 3x3 no Lacerdão.

Sem chances de classificação, o Afogados duelou contra o lanterna Sete de Setembro dentro de casa, em uma prévia de seu confronto no quadrangular do rebaixamento. De virada, a Coruja venceu o Lobo-guará por 2x1, garantindo a sétima posição na tabela. 

Já na Zona da Mata, em seu último desafio na primeira fase, o Íbis teve a missão de encarar o Sport, na Arena de Pernambuco. O Pássaro Preto, já garantido no quadrangular do rebaixamento, não resistiu aos avanços do Leão da Ilha e foi derrotado, de goleada por 4a0

Por fim, o Arruda foi o palco do Clássico das Emoções. Um duelo que valia o calendário de 2023 para o Santa Cruz, caso não consiga o acesso à série C. O Tricolor do Arruda abriu o placar aos dois minutos do segundo tempo, porém cedeu o empate ao Náutico pouco depois. Com o resultado de 1x1, garantiu a vaga na Série D no ano que vem

As quartas de finais e semifinais serão acontecerão em um jogo único, dito isso, o Santa Cruz e Sport, terão a vantagem de jogar com o mando de campo. Já o Afogados e Vera Cruz, poderão jogar dois dos três jogos do quadrangular do rebaixamento dentro de casa.  

Próximos compromissos 

Pelas quartas de final, o Santa Cruz enfrentará o Caruaru City no estádio do Arruda, enquanto o Sport, enfrentará o Salgueiro, na Ilha do Retiro. O vencedor do primeiro confronto duelará com o Náutico na semifinal, enquanto quem se classificar no segundo embate irá encarar o Retrô, por uma vaga na final. 

O pontapé inicial do quadrangular do rebaixamento será no próximo domingo (20). Afogados enfrentará o Vera Cruz no Sertão, e Íbis encara o Sete de Setembro, na Arena. Ao fim das três rodadas, os últimos dois colocados estarão rebaixados para o Campeonato Pernambucano A2 2023. 

Vagas na Copa do Nordeste e Copa do Brasil

Uma das vagas no Nordestão já pertence ao Sport, por ranking da CBF, enquanto a outra ficará para o vencedor da competição. Pernambuco tem direito a três vagas na Copa do Brasil, uma para o melhor colocado da primeira fase, o Retrô, enquanto as outras duas ficarão para o campeão e vice do Estadual. Caso a Fênix de Camaragibe avance para a final do torneio, Náutico estará classificado. Assim como no regional, o Leão da Ilha poderá garantir uma vaga por sua  colocação no Ranking da CBF.