Futebol

Confira os números da primeira fase do Campeonato Pernambucano entre os que disputam o título

Retrô, Salgueiro e Caruaru City estão na briga com o Trio de Ferro na fase final

Renato Henrique, do Retrô, foi o artilheiro da primeira fase com seis gols - Divulgação/ Retrô

Com a super rodada da última quarta-feira (16), em que todos os cinco jogos aconteceram de forma simultânea, chegou ao fim a primeira fase do Campeonato Pernambucano de 2022. O Retrô superou o Trio de Ferro e ficou na liderança de forma isolada, enquanto o Sete de Setembro foi o destaque negativo terminando na lanterna com nenhum ponto conquistado. Confira os principais números da primeira fase entres os seis classificados para a disputa do título (Retrô, Náutico, Santa Cruz, Sport, Salgueiro e Caruaru City).

Ataque

Com a goleada diante do Íbis, o Sport terminou como o melhor ataque com 22 gols marcados, um a mais que o Retrô. A maior goleada também ficou com o Leão na vitória por 7x0 contra o Sete de Setembro, ainda na primeira rodada. A Fênix teve como maiores placares triunfos por 4 a 0 diante do Santa Cruz e do Sete de Setembro. 

O Caruaru City ficou com o pior ataque. O Leopardo fez apenas 14 gols, um a menos que o Náutico. O Salgueiro também não teve um desempenho ofensivo muito bom e balançou as redes 16 vezes.

Defesa

O líder Retrô teve a melhor defesa, sofrendo sete gols em nove jogos. Ser o segundo melhor ataque e ter o melhor desempenho defensivo explica a liderança com 81,5% de aproveitamento. Náutico e Sport também tiveram médias de um gol ou menos por partida. Foram oito e nove tomados, respectivamente. 

A pior defesa ficou de forma isolada com o Santa Cruz. A Cobra Coral levou 14 gols e teve a marca preocupante de só não ter sido vazado na vitória por 3 a 0 diante do Íbis, na terceira rodada. Todos os outros times do quadrangular do rebaixamento conseguiram superar a defesa tricolor. 

Vitória, empate e derrota

O Retrô foi destaque em mais um critério. A Fênix foi a equipe da primeira fase que mais venceu (sete) e bateu os três grandes da capital. Junto ao Sport, também foi o time que menos perdeu, ambos só foram derrotados uma vez. Inclusive, a única derrota do Sport foi para o Retrô, por 2 a 1. O time de Camaragibe foi derrotado pelo Caruaru City, também por 2 a 1. 

O Rubro-Negro foi o time que mais empatou com quatro no total. Náutico e Santa Cruz tiveram campanhas idênticas: cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. 

Artilheiros de cada time:

Retrô: Renato Henrique (6)
Náutico: Juninho Carpina (4)
Santa Cruz: Rafael Furtado e Tarcísio (4)
Sport: Bufalo Parraguez (4)
Caruaru City: David e Candinho (3)
Salgueiro: Lucão (4)