Talibã

ONU estabelece relação formal com Afeganistão

A votação foi de 14 votos a favor, com uma abstenção da Rússia

Após a votação, a embaixadora norueguesa nas Nações Unidas, Mona Juul, saudou a resolução, "crucial" para "responder à crise humanitária e econômica imediata" - Divulgação / Nações Unidas / Mark Garten

O Conselho de Segurança da ONU votou nesta última quinta-feira (15) para estabelecer laços formais com o Afeganistão, controlado pelo Talibã, que ainda não conquistou amplo reconhecimento internacional. 

O Conselho aprovou uma resolução que não usa a palavra "Talibã" e define o novo mandato de um ano da missão política da ONU no Afeganistão, que disse ser "crucial" para a paz no país. 

A votação foi de 14 votos a favor, com uma abstenção da Rússia.

O texto aborda linhas de cooperação em várias frentes, como humanitária, política e direitos humanos, incluindo mulheres, crianças e jornalistas. 

Após a votação, a embaixadora norueguesa nas Nações Unidas, Mona Juul, saudou a resolução, "crucial" para "responder à crise humanitária e econômica imediata". 

"O Conselho envia uma mensagem clara com este novo mandato: a Unama tem um papel fundamental a desempenhar na promoção da paz e da estabilidade no Afeganistão e no apoio ao povo afegão, que enfrenta desafios e incertezas sem precedentes", acrescentou Juul, cujo país redigiu o texto.