Amaro Freitas estreia seu "Sankofa" no Teatro de Santa Isabel
Pianista pernambucano se apresenta em show no Santa Isabel no próximo dia 24 de março
“Sankofa”, álbum do artista pernambucano Amaro Freitas, ganha show de lançamento no próximo dia 24 no Teatro de Santa Isabel.
Lançado em 2020 via projeto Natura Musical – com realização da 78 Rotações Produções – histórias esquecidas, filosofias antigas e figuras inspiradoras do Brasil Negro, serão (re)contadas musicalmente pelo pianista na apresentação que traz no repertório “Vila Bela”, “Ayeye” e “Cazumbá”, além de cancioneiro de discos anteriores.
O título do disco traz à tona um símbolo Adinkra, que tem o significado de um conjunto de símbolos ideográficos dos povos acã, da África Ocidental.
Sobre sua representatividade, ‘Adinkra’ é um pássaro com a cabeça voltada para trás, e quando Amaro se deparou com ele em uma vestimenta à venda em uma feira africana no Harlem, Nova York - bairro historicamente palco de pianistas do jazz como Thelonius Monk e Art Tatum - ele compreendeu a importância do seu significado e fez dele o conceito fundamental para o novo álbum.
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/GDWjeoOii8U" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
Estarão no palco ao lado de Amaro Freitas, Hugo Medeiros (bateria) e Henrique Albino, que assumirá o sax barítono com pedais oitavados, para reinventar o baixo de Jean Elton, já que ele não vai participar do show, por motivos de saúde.
Serviço
Amaro Freitas, em show de lançamento “Sankofa”
Quinta-feira, 24 de Março, às 20h, no Teatro de Santa Isabel
Praça da República, 233, Santo Antônio, Recife