Websérie 'Cena Nova' destaca a música independente pernambucana
Gravado no Teatro Arraial, programa conta com shows e entrevistas
A música independente pernambucana está em destaque na websérie “Cena Nova”, que estreia nesta segunda-feira (21), às 20h, através do YouTube. Com o Teatro Arraial Ariano Suassuna como cenário, o programa traz shows inéditos e entrevistas com mais de 60 artistas e profissionais do circuito musical do Estado.
Serão 12 episódios de até 30 minutos de duração, buscando refletir o conhecimento de cada personagem a partir de sua relação peculiar com as sonoridades locais. O acesso aos vídeos ocorre pelo canal da Theia Produtores Associados, responsável por capitanear o projeto.
A curadoria da série - realizada com incentivo do Funcultura - é assinada por Guilherme Patriota, com coordenação de pesquisa de Laura Sousa. Os episódios contam com recursos de acessibilidade, disponibilizando versões acessíveis com tradução e interpretação em libras.
Apresentando um recorte abrangente da cena musical do Estado, o projeto traz artistas e profissionais da música que atuam no Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana. Marília Parente (Recife), Olegário Lucena (Taquaritinga do Norte), Us Cafuçu (Garanhuns), Adalberto (Garanhuns), Tio Zé Ba (Petrolina), 70mg (Caruaru), Dani Carmesin (Paulista/Recife), Bruno Lins (Recife), Bule (Recife), Radiola Serra Alta (Triunfo), Larissa Lisboa (Recife) e Adiel Luna (Carpina) são alguns dos convidados.
Cada entrevistado expõe sua visão sobre a cena pernambucana, apontando obstáculos e transformações pelos quais a música vem passando no Estado. Temas como criação musical, formações técnicas, diversidade de gênero e distribuição de recursos estão presentes nos diálogos levados ao público durante os episódios, que abordam ainda as novas possibilidades que se apresentam como respostas para os desafios atuais.