Expo "Viva Tereza" ganha programação especial no Museu do Estado
Ciclo de palestras sobre vida e obra de Tereza Costa Rêgo integra programação especial na mostra "Viva Tereza", no Museu do Estado
A mostra “Viva Tereza, Tereza Viva”, em cartaz no Museu do Estado, entra em sua última semana de exibição com programação especial.
A partir desta quarta-feira (23) até o próximo domingo (27), um ciclo de palestras mediadas pela jornalista e neta da pintora, Joana Rozowykwiat, sobre vida e obra de Tereza Costa Rêgo (1929 – 2020) passa a integrar a exposição – que tem acesso gratuito, mas é preciso fazer reserva por meio do email comunicacao.mepe@gmail.com, já que o número de visitantes é limitado.
Já nesta quarta-feira, Clarissa Diniz - escritora e professora, mestra em História da Arte pela UERJ e doutoranda em Antropologia pela UFRJ - abre a programação com o tema “Janelas, Muxarabis, e outras Políticas do Olhar em Tereza Costa Rêgo”.
A palestra tem início às 19h. Clarissa é escritora e professora, mestra em História da Arte pela UERJ e doutoranda em Antropologia pela UFRJ. Foi editora da revista Tatuí e curadora do Museu de Arte do Rio de Janeiro.
Na quinta-feira (24), às 19h, é a vez de Denise Mattar, com “Tereza Costa Rêgo: sem concessões”. A palestrante foi curadora dos Museus da Casa Brasileira (SP), de Arte Moderna de São Paulo e de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
A partir de 1997, com trabalho independente, realizou mostras retrospectivas de Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Ismael Nery, Pancetti, Anita Malfatti, Volpi e Flexor, recebendo quatro prêmios APCA e dois ABCA.
Bruno Albertim é o palestrante da sexta-feira (25), com “Tereza: Uma Vida em Vermelho”, às 19h. Jornalista e antropólogo, ele também é o biógrafo de Tereza, de quem foi amigo pessoal, com a publicação de “Tereza Costa Rêgo: Uma Mulher em Três Tempos” (Cepe).
E “Tereza: A Consolidação do Moderno” é o tema que encerra a programação, no domingo. Sob abordagem de Marcus Lontra, a palestra tem início às 15h.
Curador de mostras no Brasil e no exterior, Lontra foi também diretor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em Brasília, criou o Museu de Arte Moderna, além do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães no Recife.
Serviço
Exposição Viva Tereza
Até domingo (27), no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) – Av. Rui Barbosa, 960, Graças
Programação especial de encerramento – ciclo de palestras
Quarta (23), às 19h – Clarissa Diniz, "Janelas, muxarabis, e outras políticas do olhar em Tereza Costa Rêgo"
Quinta (24), às 19h – Denise Mattar, "Tereza Costa Rêgo: sem concessões"
Sexta (25), às 19h – Bruno Albertim, "Tereza: uma vida em vermelho"
Domingo (27), às 15h – Marcus Lontra, "Tereza: a consolidação do moderno"