Adolescente morre em Camaragibe durante as fortes chuvas registradas no município
Jovem teria caído em um bueiro e sido arrastado pela chuva para um canal
Um adolesecnte morreu em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, durante as fortes chuvas que assolaram o município nas últimas horas. Segundo a prefeitura, o óbito de Fillipe Dias Salvador, de 16 anos, foi registrado na madrugada desta terça-feira (22).
O jovem deu entrada no Hospital Aristeu Chaves, no centro da cidade, à 00h55, segundo a gestão municipal, apresentando ausência de pulso. Após tentativa de reanimação sem sucesso, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Em nota, a Prefeitura de Camaragibe lamentou a morte do adolescente e afirmou que se coloca à disposição dos familiares da vítima para auxílio neste difícil momento.
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta da 00:50 desta terça para resgatar um homem que teria caído dentro de um canal, na rua Sidrônio Andrade Lima, no centro de Camaragibe. No entanto, acrescentou a corporação, cerca de cinco minutos depois, com a equipe em deslocamento, a ocorrência foi cancelada pelo solicitante, que informou que a vítima foi retirada do canal por populares e conduzida ao hospital Aristeu Chaves.
Segundo informações, o jovem voltava da Escola Estadual Joaquim Amazonas, também no centro do município, na noite desta segunda, quando caiu em um bueiro e foi arrastado pela correnteza para o canal. Nas redes sociais, a escola lamentou a morte precoce do estuadante.
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Camaragibe registrou o maior índice pluviométrico nas últimas 24 horas no Estado, com 169mm.
A Defesa Civil da cidade pode ser acionada pelos telefones 153, (81) 2129-9564 e (81) 9.9945-3015.
O Governo de Pernambuco afirmou que vem acompanhando as fortes chuvas que atingem grande parte das regiões do Estado desde o último domingo (20) e pediu que a população permaneça em alerta, especialmente nas áreas de risco. “Infelizmente, a previsão da Apac é de mais chuva forte nas próximas horas, e pedimos que a população, sobretudo quem mora nas áreas de risco, esteja atenta às orientações das prefeituras”, frisou o governador Paulo Câmara.
De acordo com o governo, a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) e o Corpo de Bombeiros estão atuando em parceria com as unidades da Defesa Civil dos municípios para minimizar os impactos e atender as pessoas desalojadas em Camaragibe e São Lourenço da Mata, duas cidades onde já foram registrados incidentes provocados pelas chuvas. Segundo a Apac, São Lourenço da Mata registrou 146mm de índice pluviométrico nas últimas 24 horas. O Recife ficou em 123,34mm.
O Governo do Estado destacou que após dois dias de chuvas intensas o solo está encharcado e, com a previsão de continuidade das chuvas, o risco de deslizamento torna-se maior. A Defesa Civil advertiu que as pessoas evitem áreas alagadas, banhos de rios e córregos, e que os moradores de morros e encostas fiquem atentos e deixem imediatamente o local em caso de movimentações de terras.
A Central de Operações da Codecipe mantém plantão 24 horas por dia e pode ser acionada pelos telefones 199 e (81) 3181-2490.