Governadores recomendam cautela na suspensão de medidas sanitárias
Fórum recomenda as autoridades a monitorar semanalmente grau de transmissibilidade, número de leitos hospitalares ocupados e óbitos
Os governadores decidiram adotar o tom de cautela na flexibilização de medidas de restrição sanitária adotadas na pandemia da Covid-19, como o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em diversos estados e cidades.
Após reunião do Fórum Nacional de Governadores, nesta terça-feira em Brasília, o porta-voz do colegiado, governador do Piauí, Wellington Dias, disse que caberá ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde(Conass), anunciar ao país nos próximos dias a suspensão gradativa das ações para evitar a contaminação da doença.
Para isso, o Fórum recomenda as autoridades a monitorar semanalmente três indicadores: grau de transmissibilidade, número de leitos hospitalares ocupados e óbitos.
O governador disse que o avanço da vacinação, com 80% da população vacinada com a duas doses permite a flexibilização das medidas restritivas. Mas que ainda é preciso estar atentos à dose de reforço, 3ª e 4ª dependendo do caso e em relação à vacinação de crianças e adolescentes, de cinco a 18 anos.
- Reconhecemos que é possível e é necessário que tenhamos medidas orientativas nacionalmente - disse o governador, acrescentando:
- O Fórum reconhece os avanços e recomenda ainda cautela. Com base nisso, a orientação é para que tenhamos a confiança do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde para que possa apresentar ao país medidas que levem a conta a realidade de cada município, cada região.