SUSTENTABILIDADE

Mais de 2 mil celulares apreendidos em presídios de Pernambuco são entregues para reciclagem

Um total de 2.125 celulares será reaproveitado na cadeia produtiva, após o processo de desmonte realizado por estudantes

Pilha de celulares apreendidos - Divulgação

Celulares apreendidos em revistas de estabelecimentos penais de Pernambuco foram entregues, na manhã desta terça-feira (22), ao Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife (CRC) para serem desmontados e reciclados.

A entrega dos 2.125 aparelhos - total acumulado desde junho de 2021 pelo Governo de Pernambuco - tem como objetivo promover aprendizado aos jovens e preservar o meio ambiente. Esta foi a quinta remessa de celulares, o que já totaliza o reaproveitamento de 8.105 aparelhos, que ficam à disposição de estudantes de tecnologia e ensino em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

"É importante salientar que não se trata apenas de uma ação de segurança realizada pelos policiais penais nos estabelecimentos em todo o Estado, com o auxílio de equipamentos, mas de uma atividade de reinserção digital e social de jovens de áreas de baixa renda inserindo-os no mercado trabalho e de preservação do meio ambiente”, ressaltou o secretário de Justiça e Diretos Humanos em exercício, Eduardo Figueiredo.

Os eletrônicos passam por um processo de desmontagem e os componentes de vidro, plástico, placa e bateria são reintroduzidos nas cadeias produtivas. O fundador e diretor-executivo do CRC, Sávio França, ressalta pontos importantes da parceria. “O fato de conseguirmos matéria prima para os jovens treinarem é muito positivo e temos celulares de vários fabricantes fazendo com que alcancem uma performance ainda melhor”, destaca.

Até o dia 16 de março deste ano, foram apreendidos 598 celulares em Pernambuco. Em 2021, já foram 2.645 aparelhos.