Futebol

Para dar o troco em eliminação de 2019, Náutico encara Botafogo/PB pelas quartas do Nordestão

Timbu caiu nas semifinais da competição para os paraibanos, três anos atrás, com derrota por 2x1

Náutico luta por classificação no Nordestão - Tiago Caldas/CNC

Em 2019, o Náutico chegou perto de alcançar uma vaga na decisão da Copa do Nordeste. O sonho terminou no Almeidão, diante do Botafogo/PB, em uma derrota por 2x1, na semifinal. Três anos depois, Timbu e Belo se encontram no mesmo estádio e também em um mata-mata da competição. Uma diferença é que, agora, o embate é pelas quartas de final. A outra só acontecerá se o desfecho for contrário ao do passado. O vencedor do jogo enfrentará o Fortaleza, no Castelão, na fase que antecede a final do Nordestão.

O Náutico conseguiu a liberação de ingressos para a torcida visitante - anteriormente, apenas os mandantes estavam com entrada permitida no jogo. Porém, por determinação do Ministério Público da Paraíba, os alvirrubros que forem ao estádio não poderão usar a camisa do time, qualquer item que faça alusão ao Timbu (bandeira, faixa, charangas, etc) ou com vestimentas nas cores vermelha e branca.



Para o confronto, o Náutico terá o retorno do zagueiro Camutanga, recuperado de dores musculares. Com isso, fica a dúvida se o técnico Felipe Conceição vai sacar Carlão ou Wellington do time titular. Na frente, a novidade será o regresso de Leandro Carvalho, fora do confronto passado por questões pessoais. O atleta deve integrar o trio de ataque com Léo Passos e Ewandro, ocupando o lugar de Robinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Além disso, o meia Eduardo Teixeira, recuperado de um problema muscular, deve pintar na lista de relacionados. No lado do Botafogo, os desfalques são o volante Pablo, expulso no jogo passado do Nordestão, e o meia Esquerdinha, suspenso pelo terceiro amarelo. 

Leandro volta ao time e deve ocupar vaga deixada por Robinho, suspenso pelo terceiro amarelo

 

Botafogo e Náutico já duelaram 12 vezes pela Copa do Nordeste. O Belo leva vantagem. São cinco triunfos para os paraibanos, três para os pernambucanos e quatro resultados de igualdade. O confronto mais recente ocorreu em 2020, pelo Grupo B da primeira fase, no Almeidão, com vitória dos mandantes por 2x1.

Ficha técnica

Botafogo
Luís Carlos; Elias, Gabriel Yanno, Paulo Vitor e Bruno Ré; Adriano Júnior, Anderson Paraíba, Leandro Camilo e Alessandro; Leilson e Gustavo Coutinho. Técnico: Gerson Gusmão.

Náutico
Lucas Perri; Hereda, Camutanga, Wellington e Júnior Tavares; Richard Franco, Wagninho e Jean Carlos; Ewandro, Leandro Carvalho e Léo Passos. Técnico: Felipe Conceição

Local: Almeidão (João Pessoa/PB)
Horário: 20h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira e Eleutério Felipe Marques Junior (ambos do CE)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Transmissão: Nordeste FC