Futebol

Em despedida de Tite no Maracanã, Brasil encara Chile

Duelo pelas Eliminatórias acontecerá no Rio de Janeiro, às 20h30, nesta quinta (24)

Brasil é o líder das Eliminatórias - Pedro Martins/CBF

Após anunciar que deixará a Seleção Brasileira ao término da Copa do Mundo de 2022, no Catar, o técnico Tite iniciou uma série de despedidas simbólicas. Uma delas acontecerá hoje, às 20h30, no duelo da equipe perante o Chile, pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Será a terceira e última vez que o profissional comandará o Brasil no Maracanã. Palco de duas finais com desfechos distintos. 

O primeiro jogo de Tite pela Seleção no principal estádio do País aconteceu na final da Copa América de 2019, vencida pelo Brasil por 3x1. O retorno ao Rio de Janeiro também aconteceu em uma decisão, pela mesma competição, no ano passado. Porém, com a frustração de perder por 1x0 para a Argentina.

"É o templo do futebol mundial”, iniciou o técnico, citando outro palco histórico que também traz sensações únicas. “Maracanã e Wembley: não consigo enxergar outros estádios que representam a magnitude do futebol tal qual esses. Eu estou tendo a felicidade de fazer esse último jogo. No primeiro, nós vencemos. No segundo, perdemos. Quem sabe a gente tenha a competência de sair com a vitória agora", contou.

Papo com Neymar

Antes do jogo, Tite admitiu ter conversado de forma privada com Neymar, após o jogador ser alvo de críticas no Paris Saint-Germain - um jornalista francês disse que o brasileiro chegava aos treinos “no limite da embriaguez”. 

"São coisas muito íntimas, de dentro do vestiário, no cunho particular. Se um técnico meu quando eu era atleta fosse externar meus problemas de forma pública eu ia colocar para ele: 'por que não vem falar comigo antes e me expõe de forma pública?' Eu faço com os jogadores aquilo que gostaria que os técnicos tivessem feito comigo", frisou, sem detalhar o teor do diálogo com o camisa 10.

O treinador já tem em mente os 11 que começaram jogando diante dos chilenos, mas não confirmou a lista. O motivo é a situação clínica de Antony, que se recupera de um problema muscular. Se o atleta não tiver condições de entrar em campo, Rodrygo deve ser o substituto. 

O Brasil é o líder invicto das Eliminatórias, com 39 pontos. O Chile está em sexto, com 19, ainda brigando para chegar ao G4 que garante vaga no Mundial ou, na pior das hipóteses, terminar em quinto para disputar a repescagem.

Ficha técnica

Brasil
Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Guilherme Arana; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Antony, Neymar e Vinícius Júnior. Técnico: Tite

Chile
Bravo; Paulo Díaz, Medel e Enzo Roco; Isla, Claudio Baeza, Aránguiz, Vidal e Gabriel Suazo; Alexis Sánchez e Vargas. Técnico: Martín Lasarte


Local: Maracanã (Rio de Janeiro/RJ)
Horário: 20h30
Árbitro: Dario Herrera (ARG). Assistentes: Gabriel Chade (ARG) e Facundo Rodrigues (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Transmissão: SporTV, TV Globo