Náutico x Fortaleza acirra rivalidade entre Pernambuco e Ceará no mata-mata do Nordestão
Ao todo, foram 62 duelos entre times dos dois estados, sendo nove deles em jogos eliminatórios, com vantagem dos pernambucanos
Náutico e Fortaleza se enfrentam neste sábado (26), no Castelão, pela semifinal da Copa do Nordeste 2022. Confronto que também reúne a rivalidade de pernambucanos e cearenses no torneio. Será a 63ª partida com representantes dos dois estados se enfrentando. A décima no formato eliminatório. No geral, a vantagem é do Ceará, mas com Pernambuco levando a melhor nos mata-matas.
Segundo levantamento feito pela Folha de Pernambuco, considerando oficialmente o início do torneio em 1994, times dos dois estados já se cruzaram 62 vezes. São 21 triunfos pernambucanos, 26 cearenses e 15 empates.
Considerando apenas os jogos eliminatórios, Pernambuco tem leve vantagem. As equipes do estado já superaram os cearenses em cinco oportunidades. Sport e Santa Cruz foram responsáveis por duas cada, com o Náutico conquistando uma. Já os adversários tiveram quatro classificações diretas no confronto, com Fortaleza e Ceará possuindo duas cada.
Em 1997, o Ceará eliminou o Náutico nas quartas de final do Nordestão. O Timbu deu troco 22 anos depois, tirando o Vozão na mesma etapa. Nos anos de 2013 (quartas) e 2019 (semifinal), o Fortaleza tirou o Santa Cruz - há três anos, o Tricolor do Pici foi o campeão regional.
Dupla eliminação dos cearenses em 2014. Primeiro, o Santa Cruz tirou o Guarany de Sobral nas quartas. Depois, o Sport, na final, superou o Ceará e foi campeão. No ano seguinte, o Vozão ficou, enfim, com a taça. No meio do caminho, eliminou o Salgueiro, nas quartas. Na mesma temporada, no embate dos leões pernambucano e cearense, também no primeiro mata-mata, o Rubro-negro levou a melhor.
Por fim, em 2016, ano em que venceu a Copa do Nordeste, o Santa Cruz tirou o Ceará nas quartas de final.