Cinema

Oscar 2022: tudo sobre a cerimônia da maior premiação de Hollywood

Noite de estrega dos prêmios terá performances musicais e três apresentadoras

"Ataque dos Cães" é o filme com mais indicações ao Oscar 2022 - Divulgação

É chegada a hora dos astros e estrelas de Hollywood desfilaram no tapete vermelho da mais famosa premiação do cinema mundial. Depois de um ano marcado por restrições causadas pela pandemia de covid-19, o Oscar retoma o formato tradicional da sua cerimônia em 2022, reunindo indicados e convidados, neste domingo (27), a partir das 21h (horário de Brasília), no Dolby Theater, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Nesta 94ª edição do prêmio, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood parece disposta a entregar uma celebração menos enfadonha. No ano passado, os organizadores amargaram a pior audiência da história da festa, alcançando uma média de 9,85 milhões de telespectadores nos Estados Unidos.

Cerimônia renovada

Uma das estratégias para fugir do de um novo fiasco foi trazer as performances musicais de volta à programação. Beyoncé, Billie Eilish e Finneas, Sebastián Yatra e Reba McEntire, Travis Barker e Jack White, além do elenco “Encanto” (favorita ao prêmio de melhor animação), são os artistas com apresentações já confirmadas.
 


Uma novidade da cerimônia é que, neste ano, para economizar tempo na transmissão, oito prêmios não serão anunciados ao vivo. As entregas dos troféus de categorias como som, melhor montagem e curta live-action serão pré-gravadas e editadas para a transmissão televisiva.

A festividade também voltará a ter apresentadores, o que não acontece desde 2018. Pela primeira vez, três mulheres estarão no comando da noite mais aguardada de Hollywood. As atrizes Amy Schumer, Wanda Sykes e Regina Hall foram as escolhidas para essa tarefa. No Brasil, a transmissão ao vivo ficará por conta do canal de TV por assinatura TNT e pela plataforma de streaming Globoplay.

Quais são os favoritos?

Na lista de concorrentes do Oscar 2022, divulgada em fevereiro, “Ataque dos Cães” lidera em número de indicações, com 12, seguido por “Duna” (7). Os principais “termômetros” do evento, no entanto, apontam para uma possível vitória de “No Ritmo do Coração” como melhor filme.
 


O longa-metragem protagonizado por atores surdos ganhou três das principais premiações de sindicatos dos Estados Unidos. No entanto, “Ataques dos Cães” ainda aparece como um forte competidor, e sua diretora, Jane Campion, como favorita à estatueta de melhor direção.

Nas categorias de atuação, tudo leva a crer no nome de Will Smith como melhor ator. O astro venceu as principais premiações por seu papel em “King Richard: Criando Campeãs”. Já a corrida pelo posto de melhor atriz parece mais acirrada. Embora Nicole Kidman (“Apresentando os Ricardos”) tenha abocanhado o Globo de Ouro, outras premiações consagraram nomes como o de Jessica Chastain (“Os Olhos de Tammy Faye") e Kristen Stewart (“Spencer”).

Categorias para prestar atenção

Uma categoria que deve deixar os brasileiros de olhos bem abertos é o de melhor documentário de curta-metragem. É que a produção “Onde eu Moro”, que retrata a situação da população de rua norte-americana, foi codirigida pelo cineasta carioca Pedro Kos, único representante do País na disputa.

Mais uma novidade desta edição foi a criação de um prêmio de votação popular. Na categoria “Favoritos dos Fãs” estão grandes bilheterias e sucessos do streaming, incluindo títulos que ficaram de fora das premiações principais, como “Homem Aranha: Sem Volta Para Casa”, “O Esquadrão Suicida” e “Cinderela”. O público teve a oportunidade de escolher os seus favoritos através de um site exclusivo e também pelo Twitter.  

Serviço

Oscar 2022
Quando: Domingo (27), às 21h
Onde assistir: TNT e Globoplay