Futebol

Canadá derrota Jamaica e se classifica para Copa do Mundo após 36 anos

A última participação dos canadenses aconteceu em 1986

Tajon Buchanan, de 23 anos, comemorando a vitória do Canadá - Geoff Robins / AFP

O Canadá goleou a Jamaica por 4 a 0 neste domingo (27) e é a primeira seleção da Concacaf a se classificar para o Mundial do Catar-2022, sua primeira participação em uma Copa do Mundo em 36 anos. 

Um empate contra a já eliminada Jamaica na penúltima rodada das eliminatórias da Concacaf era o suficiente para a seleção canadense garantir a presença na segunda Copa do Mundo de sua história, depois da edição do México-1986. 

"Estou sem palavras. É um sonho realizado. Sonhamos com isso desde pequenos e, como canadenses, era impossível. E hoje o impossível aconteceu", comemorou o atacante Jonathan Osorio (Toronto FC), de pais colombianos.

Cerca de 30.000 espectadores comemoraram a vitória do Canadá no gélido BMO Field em Toronto, Ontario, com gols de Cyle Larin aos 13 minutos, Tajon Buchanan aos 44, Junior Hoilett aos 82 e o um gol contra de Adrian Mariappa aos 88.

O Canadá, que soma 28 pontos em 13 rodadas, garante assim uma das três posições de acesso direto à Copa do Mundo oferecidos pelo octogonal da Concacaf, no qual foi a grande revelação desde o início. 

A seleção canadense rapidamente assumiu o comando do grupo liderada por seu jovem destaque, o explosivo Alphonso Davies, e não deixou a liderança apesar da ausência nas últimas partidas do jogador do Bayern de Munique devido a uma miocardite. 

De longe, o atacante de 21 anos acompanhou o jogo ao vivo nas redes sociais e acabou no chão chorando de emoção após a vitória. 

"É a nossa hora de ir à Copa do Mundo. Temos a oportunidade de escrever nossa história. Vamos fazer valer a pena", disse Davies em um vídeo curto divulgado depois pela federação canadense.