Não foi a primeira vez que Chris Rock alfinetou Jada e Will Smith; veja histórico de provocações
Em 2016, Rock já havia feito piada sobre o casal na cerimônia do Oscar
O climão tomou conta da cerimônia do Oscar, neste domingo (27), quando Will Smith deu um tapa em Chris Rock, logo após o comediante e apresentador da noite ter feito uma piada sobre Jada Pinkett Smith por conta de sua calvície.
Não foi a primeira vez que Chris Rock provocou a esposa de Will Smith. Em 2016, o casal de atores não compareceu à cerimônia do Oscar por conta do boicote à Academia pela falta de atores negros na premiação. Chris Rock disparou: "Jada fazendo boicote ao Oscar é como eu fazendo boicote às calcinhas de Rihanna… não fui convidado".
Na mesma noite, o comediante também cutucou Will Smith: "Não é justo que Will atuasse tão bem (no filme "Um homem entre gigantes") e não fosse indicado, mas também não é justo terem pago a ele US$ 20 milhões por Wild Wild West", disse ele, em referência ao filme de 1999.
Mais recentemente, em 2018, Will Smith fez um post nas redes parabenizando Sheree Zampino, mãe de seu primeiro filho, pelo seu aniversário. Chris Rock comentou: "Uau! Você tem uma esposa muito compreensiva", em referência à Jada.
O tapa, apesar de parecer cenográfico, não estava no roteiro da premiação. Na ocasião, Will Smith exclamou palavrões, algo terminantemente proibido em eventos ao vivo na TV americana.
Will Smith reagiu a uma piada de Chris Rock sobre sua mulher, a atriz Jada Pinkett Smith, em tratamento contra uma doença autoimune chamada alopecia, que gera calvície. No palco, Chris Rock comparou Jada à personagem G.I. Jane, interpretada pela atriz Demi Moree no filme "Até o limite da honra" (1997). No longa, a personagem tem o cabelo raspado porque faz parte da Marinha.
"Deixe o nome da minha mulher fora da p**** da sua boca", gritou o ator, após dar o tapa na cara de Chris Rock e voltar para a plateia. Na sequência, Jada e Denzel Washington conversaram com Will Smith e o acalmaram. Ambos trocaram palavras sobre o ocorrido enquanto Jada se ajoelhava, em tom de desespero, diante do marido.
"Eu sei que em nossa profissão temos que ser capazes de aceitar abuso, ouvir loucuras, ouvir pessoas nos desrespeitando, sorrir e fingir que está tudo bem. Então Denzel Washington me disse, e eu adorei ouvir isso, que "nos meus melhores momentos, preciso ter cuidado, pois é aí que o diabo vem", contou Will Smith, chorando, após a confusão. "Quero ser um caminho para o amor".