Com alopecia, Jada Smith foi inspirada a raspar a cabeça pela filha, Willow
Piada de Chris Rock sobre a mulher de Will Smith na premiação do Oscar neste domingo terminou em tapa
A atriz americana Jada Pinkett Smith, de 50 anos, revelou que foi diagnosticada com alopecia em 2018, durante um episódio de "Red Table Talk", programa dela no Facebook com sua filha, Willow, e sua mãe, Adrienne Banfield-Norris. Esta condição, que provoca perda do cabelo, inspirou uma piada de Chris Rock na premiação do Oscar neste domingo sobre o estilo da atriz, que está com a cabeça raspada. O comentário irritou o marido dela, Will Smith, que se levantou e foi até o apresentador para lhe dar um tapa. Ao ter voltado a seu lugar no auditório, ele gritou para Chris Rock tirar o nome de sua mulher da boca.
"Foi aterrorizante quando começou. Eu estava no chuveiro um dia e tinha apenas punhados de cabelo em minhas mãos e eu fiquei tipo: 'Oh meu Deus, eu estou ficando careca?'", dissera Jada em 2018. "Foi uma daquelas vezes na minha vida em que eu estava literalmente tremendo de medo. É por isso que eu cortei meu cabelo e continuo a cortá-lo".
A situação deste domingo (17) gerou polêmica a respeito da reação de Will Smith, que mais tarde levou o prêmio de Melhor Ator por sua atuação em "King Richard: criando campeãs" e, ao mesmo tempo, levantou postagens de conscientização sobre a doença de Jada, que é autoimune, quando as células atacam o próprio organismo.
Em julho de 2021, Jada postou uma foto sua ao lado de Willow em que ambas aparecem de cabeça raspada. A ocasião marcou a primeira vez que Jada apareceu desta forma. Na legenda, a atriz explicou que sua filha foi quem a inspirou a mudar o estilo e a aceitá-lo.
"Willow me fez fazer isso porque era hora de deixar ir, MAS... meus 50 anos são sobre ser divinamente iluminada com esta careca", afirmou.
A foto tinha sido postada originalmente por Willow que declarou seu amor para a mãe no post: "Um presente é puro quando é dado de coração à pessoa certa, na hora certa e no lugar certo, e quando não esperamos nada em troca".
Naquele mesmo mês, Willow havia chamado atenção ao ter sua cabeça raspada durante uma apresentação da música "Whip My Hair", conforme mostra o vídeo abaixo (aos 47 minutos). Ela já havia adotado o estilo, contudo, em outras ocasições, desde 2012, por escolha.
Já no dia 28 de dezembro, Jada decidiu explicar a marca que se destacava bem no topo de sua cabeça para que os seguidores no Instagram não pensassem que fosse uma cicatriz de algo mais sério, como uma cirurgia, conforme ela escreveu na legenda.
"Olhe para esta linha aqui", disse Jada no vídeo, apontando para o couro cabeludo. "Agora isso vai ser um pouco mais difícil para eu esconder, então pensei em compartilhar (informações sobre essa condição) para que vocês não façam perguntas, mas vocês sabem, mamãe vai colocar alguns strass aqui, e eu vou me fazer uma pequena coroa".
A alopecia pode ser causada por influências genéticas, processos inflamatórios locais ou doenças sistêmicas e atinge aproximadamente 2% da população mundial em diferentes níveis. Um dos tipos mais comuns é a areata, que é o tipo diagnosticado em Jada.
A doença pode pode afetar desde pequenas áreas do couro cabeludo ou da barba por meio de lesões circulares, ou até causar a completa ausência dos fios em todo o corpo.
O quadro não é contagioso e não apresenta riscos à saúde, além da perda capilar em si.
A perda capilar em pessoas com algum tipo de alopecia pode ser intensificada por fatores emocionais, como estresse intenso.