Tecnologia

Petrolina é a primeira cidade do Nordeste a testar rede 5G com sinal em luminárias públicas

Serão instaladas 15 luminárias na área de sandbox (área da cidade limitada para testes de tecnologia) disponibilizando wifi, e conexão 5G

Vista aérea de Petrolina - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Petrolina, no Sertão foi escolhida para integrar o projeto piloto Conecta 5G, do Ministério das Comunicações e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Nessa terça-feira (29), o vice-prefeito Simão Durando, assinou uma ordem de serviço que irá testar a rede 5G com sinal em luminárias públicas inteligentes. Além do gestor, estiveram presentes no ato os representantes da ABDI Igor Nogueira Calvet e Tiago Faierstein; o deputado estadual Antônio Coelho e o secretário de Inovação e Tecnologia, Clériston Ramos.

O município será a primeira cidade a implantar a tecnologia 5G no Nordeste. Serão instaladas 15 luminárias na área de sandbox (área da cidade limitada para testes de tecnologia) disponibilizando wifi, e conexão 5G além de expandir em mais 30 câmeras o Centro de Controle e Operações. Investimento de subvenção conseguido através da ABDI (MCTI), em parceria com a Nokia e a Jugamu (fibra ótica).

O vice-prefeito Simão Durando destacou a importância dessa tecnologia para o município. “A gente está pronto para uma revolução. É muito gratificante saber que nos próximos meses teremos o 5G funcionando e é a nossa missão deixar Petrolina conectada. Então, com essa parceria vamos acelerar a difusão de tecnologias através da iluminação pública”, frisou.