Futebol

Peru vence Paraguai e vai disputar repescagem por vaga na Copa do Catar 2022

Os peruanos agora esperam a definição do adversário que irão enfrentar em Junho

Jogadores peruanos comemorando a vitória diante do Paraguai - ERNESTO BENAVIDES / AFP

O Peru venceu o Paraguai por 2 a 0 na última terça-feira (29) em Lima e conquistou o direito de enfrentar em junho uma seleção asiática na repescagem valendo uma vaga na Copa do Mundo do Catar-2022 na última partida das Eliminatórias Sul-Americanas

Os gols do triunfo da seleção 'inca' que garantiram a vaga no playoff foram marcados pelo ítalo-peruano Gianluca Lapadula aos 5 minutos e Yoshimar Yotún, aos 42. 

A repescagem era o único caminho disponível na América do Sul depois que as quatro vagas diretas para o Catar foram distribuídas entre Brasil, Argentina, Equador e Uruguai. 

O Peru vai enfrentar em partida única (13 ou 14 de junho em Doha) Austrália ou Emirados Arábes Unidos valendo a vaga na Copa do Mundo de 2022.

"A chave mais do que tudo é a reação que tivemos durante as eliminatórias, já quase na metade. Não começamos bem, mas a reação que tivemos foi importante", disse o técnico do Peru, o argentino Ricardo Gareca, após a partida. 

"Vamos saber qual adversário teremos, vamos ter tempo suficiente, vai ser um adversário difícil (...), é hora de recuperar os rapazes de lesões", acrescentou Gareca.

- Em busca da vitória 
Os peruanos entraram em campo propondo um bom jogo tático e coletivo em um esforço para alcançar uma vitória consagradora no Estádio Nacional, onde mais de 40.000 torcedores vestindo camisas vermelhas e brancas gritavam sem parar "Vamos Peru, vamos vencer!" . 

O atacante Lapadula e os meio-campistas Christian Cueva e Edison Flores buscaram o gol de Antony Silva com rápidas combinações coletivas. 

Logo aos 5 minutos, 'Bambino' Lapadula abriu o placar com um chute da direita, após uma assistência de 'Aladino' Cueva levando a torcida peruana ao delírio. 

Aos 42, Yotún com um chute da esquerda fez 2 a 0 para os peruanos. O gol nasceu após uma bola mal afastada por um zagueiro paraguaio. 

"Demos um gol de presente e sentimos esse golpe tão cedo. O segundo tempo fomos bem, mas nos faltou profundidade", disse o técnico do Paraguai, o argentino Guillermo Barros Schelotto.

No segundo tempo a seleção 'Inca', comandada pelo argentino Ricardo Gareca, se mostrou determinada a administrar a vantagem com triangulações e jogadas coletivas. 

Ao final da partida, os milhares de torcedores peruanos dançaram ao ritmo da cumbia nas arquibancadas do Estádio Nacional. A missão agora é vencer a repescagem para mais uma vez garantir a vaga em uma Copa do Mundo após a que conseguiu na Rússia-2018.  

"Estou animado, com orgulho de toda a equipe, [quero] agradecer a todos os torcedores que sempre nos apoiam. Estamos a um passo de voltar à Copa do Mundo", declarou o goleiro Gallese após o jogo.

Cueva também mostrou otimismo. "Temos que realmente seguir com a mesma humildade, com a mesma vontade de seguir crescendo", declarou ele.