Futebol

Copa do Mundo já tem 27 seleções classificadas; veja a lista

Sete países garantiram um lugar no Qatar na terça-feira (29), nas Eliminatórias Europeias e Africanas. Nesta quarta-feira (30), outros dois times da América do Norte e Central carimbam passaporte

Taça da Copa do Mundo - ALEXANDER NEMENOV/ AFP

Mais sete seleções garantiram na última terça-feira (29) um lugar para disputar a Copa do Mundo do Qatar. Elas se juntaram a outras 20 equipes já classificadas, entre elas, o país anfitrião. Nas Eliminatórias Europeias, Portugal e Polônia, das estrelas Cristiano Ronaldo e Lewandowski, venceram e vão ao Mundial. Na África, Gana, Senegal, Marrocos, Tunísia e Camarões passaram.

Nesta quarta-feira (30), outros dois países carimbam seus passaportes com vaga direta, na América do Norte e Central. Os últimos classificados só serão conhecidos em junho, quando acontecem as repescagens. 

América do Sul: Brasil, Argentina, Equador e Uruguai. Europa: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Sérvia, Suíça, Portugal e Polônia. América Central e do Norte: Canadá. Ásia: Qatar, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Irã e Japão. África: Senegal, Gana, Marrocos, Camarões e Tunísia.

Falta agora apenas uma seleção europeia. Por conta da Guerra na Ucrânia, a seleção do país adiou o seu confrontro contra a Escócia. A partida será em 10 de junho. Quem vencer jogará contra o País de Gales por uma vaga na Copa.

Na quarta-feira será a vez de duas seleções da Concacaf se garantirem no Mundial. Há, no entanto, três seleções no páreo: Estados Unidos, México e Costa Rica. Quem ficar em quarto lugar irá para a repescagem.

As repescagens, que acontecem em junho, confirmarão mais duas seleções na Copa. Disputam a quarta colocada da Concacaf; o quinto da Conmebol (Peru); o quinto colocado da Ásia (Austrália ou Emirados Arabes Unidos) e o campeão da Oceania (Nova Zelândia ou Ilhas Salomão, que jogam na quarta-feira).  

Os confrontos serão os seguintes: representante da Ásia contra o da América do Sul. E o da Concacaf jogará contra a seleção da Oceania.