Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade promove novas ações contra o aquecimento global
O Edital Das Nascentes foi lançado nesta sexta-feira (1)
Visando a preservação do ecossistema, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) lançou o Edital das Nascentes no Parque Estadual Dois Irmãos nesta sexta-feira (1º). Na ocasião, convênios referentes ao Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema) foram assinados e mudas de árvores foram plantadas.
O Novo Edital das Nascentes será responsável pelo financiamento de “ações integradas de promoção da restauração e conservação florestal de áreas degradadas em nascentes e corpos hídricos em propriedades rurais”, segundo o Semas.
Sendo associado com a educação ambiental e com o desenvolvimento de atividades produtivas, projetos de todo o Estado podem ser enviados para serem analisados pela comissão da Secretaria, que distribuirá R$ 11 milhões e 700 mil entre os projetos selecionados.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Antônio Bertotti, o Estado, ao comparado com outros locais do Brasil, não apresenta um alto índice de recursos hídricos e por isso, o reflorestamento e a criação do Edital são medidas essenciais para a distribuição de água.
“Ele marca um compromisso que o governo Paulo Câmara possui: o da garantia de levar água para todos os pernambucanos. Este edital tem uma importância ímpar justamente na produção de água, que precisa ser produzida, armazenada e distribuída e isso é feito com o reflorestamento e recuperação agroflorestais”, explicou o secretário.
Além do Edital, os convênios assinados na ocasião foram referentes ao Edital 03 e 04 do Fema, que objetivam, respectivamente, financiar projetos para estruturar e fortalecer as mulheres envolvidas na preservação da Caatinga e da Mata Atlântica e apoiar a criação de viveiros florestais municipais do Programa Refloresta Pernambuco.
Os municípios de São José do Egito, Glória do Goitá, Carnaíba e Dormentes serão as localidades contempladas pelos convênios assinados.
Fazendo parte do plano do Governo Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, a ação promovida pela SEMAS realizou o plantio de 52 mudas de árvores na área de mata do Parque Dois Irmãos. As mudas foram uma forma de simbolizar o Plano de Descarbonização do Estado, assinado durante a I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL), que ocorreu de 16 a 18 de março, no Recife.