ANIVERSÁRIO

Folha de Pernambuco completa 24 anos neste domingo (3)

Ao completar 24 anos neste domingo, a Folha de Pernambuco mostra sua capacidade de inovação, em um mercado cada vez mais competitivo

Ao longo dos últimos 24 anos, o jornal não só consolidou-se junto ao público, como transformou-se em um veículo multiplataformas - Foto: Acervo Folha de Pernambuco

A inovação permeia a história da Folha de Pernambuco desde a sua fundação. Como destaca o seu fundador, Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente do Grupo EQM, há 24 anos, a criação de mais um jornal no Recife “suscitava dúvidas”. “Falar dos 24 anos da Folha de Pernambuco é falar de um time aguerrido, que começou do zero, um jornal que suscitava dúvidas de sua permanência em um mercado extremamente competitivo”, pontua.   


A coragem gerou frutos. A Folha não é “mais um jornal”. “Sem demérito de nossos concorrentes, hoje, a Folha não é apenas um grande jornal, mas, um meio de produção de conteúdo, que se espalha nas suas diversas plataformas. Hoje, a Folha é múltipla, plural e está em constante inovação”, define Eduardo Monteiro. 

 

Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco - Foto: Paullo Allmeida

A Folha não só fincou raízes, mas se aprimorou, adaptou-se e expandiu-se. “Nesses 24 anos, já mudamos muito, sempre buscando novas formas de contemplar a audiência com informação de qualidade e credibilidade. A cada dia, pavimentamos um caminho pautado pela verdade, compromisso com a notícia e com a ética. Existimos hoje e sempre, graças ao que mais nos é caro: o leitor, o ouvinte, o internauta. A Folha é de Pernambuco”, afirma o presidente do Grupo EQM

 

Acesse o flip da edição comemorativa da Folha de Pernambuco, com depoimentos e homenagens

Baixe o aplicativo da Folha de Pernambuco para Android ou iPhones (iOS)

Fácil acesso à informação é marca histórica

Tornar a informação algo de fácil acesso é um objetivo que vem sendo implementado diariamente pela Folha de Pernambuco. O Diretor Executivo Paulo Pugliesi reforça que toda a empresa trabalha voltada para aperfeiçoar os serviços oferecidos. “Sempre com credibilidade, informação de qualidade e procurando ser um grande prestador de serviços para nossos ouvintes da rádio, nossos leitores do jornal e do portal e todos os usuários das nossas redes sociais. Estamos sempre atentos, procurando desenvolver ferramentas que possibilitem ao leitor ter informação de qualidade com o acesso cada vez mais fácil”, afirma. 


Digital e impresso se completam

O Diretor Operacional da Folha, José Américo Góis, destaca o compromisso assumido pelo jornal em torno da “defesa democrática da informação em quaisquer de suas plataformas”.  “Avançamos, sob o ponto de vista editorial e comercial, na comunicação on-line, absolutamente irreversível em um mundo conectado. Nosso portal e nossas redes sociais são ágeis, modernas e de fácil acesso”, acrescenta.  

Américo frisa, ainda, que a Folha consegue fomentar o avanço digital sem abandonar o papel, sua plataforma original. “Não retiramos o jornal impresso de circulação, outra forma de comunicação mais conservadora, analítica, e muito apreciada pelo leitor mais sênior e também pelos anunciantes. É o caso clássico de que mídia não devora mídia, complementam-se”.  



Credibilidade construída ao longo dos anos

 “Um produto consolidado, que tem credibilidade e que entrou na vida dos pernambucanos”. É dessa forma que a Diretora Administrativa Mariana Costa define a Folha. “Temos muito a comemorar, uma história de muita qualidade e compromisso com a notícia, com o leitor. Em uma época de fake news, os veículos sérios e de credibilidade passam a ter uma relevância ainda maior e o desafio, olhando para frente, é manter o que é nossa principal missão: construir e produzir conteúdo de qualidade e credibilidade e estar atualizado nos movimentos de mudança de consumo”, aponta.  

Ela acrescenta que a Folha está presente onde o leitor quiser consumir o seu conteúdo. “Temos que ser multiplataforma, mudar a linguagem e sentir o que o leitor precisa e estar atento a esse movimento. E nós estamos. Hoje, a Folha é impressa, é digital, é multimídia, ela é vídeo, é áudio, escrita, busca se manter atenta e atualizada, rompendo paradigmas e buscando oferecer um produto de excelência”.  


Vencer desafios é rotina diária

A Editora-Chefe da Folha de Pernambuco, Leusa Santos, sublinha que o jornal “nasceu com o espírito de inovação” e “graças ao espírito empreendedor e visionário de Eduardo Monteiro" consegue enfrentar e vencer os desafios que aparecem desde 03 de abril de 1998. “O desafio de existir: o jornal veio para ficar e ficou. Venceu o desafio de desenvolver a empresa editorialmente, comercialmente, em todas as áreas para que se expandisse cada vez mais. Há alguns anos, trabalhamos incansavelmente na transformação digital do jornal, que não seria possível sem a integração do time. O trabalho colaborativo da equipe foi definidor para estarmos onde estamos agora. Impulsionamos ainda mais o foco no digital, aumentamos a audiência no Portal”, detalha.  


Aplicativo leva a notícia à palma da mão

A inovação do surgimento se faz sempre presente. Em março deste ano, a Folha lançou o seu aplicativo, para ficar ainda mais próxima dos seus leitores. Por lá, é possível navegar pelas editorias, blogs e colunas, além de acessar a biblioteca virtual e a Rádio Folha FM 96,7.  

“Já no ano passado, o novo desenho gráfico do jornal já pensava na visualização nos smartphones. Desenvolvemos um projeto gráfico editorial com expertise do aplicativo. O jornal está tanto no papel como no flip do digital e na palma da mão, com o smartphone. A isso se alia uma estratégia diferenciada nas redes sociais, em produção de conteúdo, de vídeos que respondem a perguntas do cotidiano das pessoas. Há todo um leque de ações para expandir a Folha no digital”, afirma Leusa Santos, que ressalta:  “Assim é também com a Rádio Folha 96,7 FM, que está nas redes sociais, integrando um trabalho de fluxo de produção de conteúdo e esse conteúdo vai se transformando a cada plataforma na busca de mantermos o crescimento da Folha e sempre estarmos sintonizados com o que a audiência quer. É isso que vai nos mover para dar o próximo passo, na direção certa.”

 

Acompanhe o conteúdo da Folha de Pernambuco também nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/folhape/

Twitter: http://www.twitter.com/folhape

Facebook: https://www.facebook.com/folhape

Telegram: https://t.me/boletimfolhape