Porto

Porto de Suape registra maior operação de transbordo de veículos

Nesta segunda-feira (04), o navio chegou para desembarcar 690 veículos no ancoradouro localizado em Pernambuco

Operação de transbordo de veículos no Porto de Suape - Divulgação

A maior operação de transbordo de veículos no Porto de Suape foi realizada nesta segunda-feira (04). A embarcação Canadian Highway, de bandeira panamenha, desembarcou 690 veículos no ancoradouro. Os automóveis fabricados na Argentina seguirão para o México e Colômbia. O transbordo é o processo pelo qual as mercadorias entram no território aduaneiro de um país, são transferidas para outro navio e depois deixam o porto em direção a um novo destino.

Na operação, os veículos aguardam o embarque no Pátio Público de Veículos 2B (PPV2B), antes de seguir, em outro navio, para México e Colômbia. Ao todo, a operação do navio movimentou 1.652 veículos, sendo 690 para o transbordo. O recorde anterior era de 400 veículos nesse tipo de operação.

A movimentação é fruto do novo hub implantado pela K-Line em novembro do ano passado. Desde então, centenas de automóveis de passeio e utilitários vêm desembarcando no Porto de Suape, para depois seguir para outros destinos internacionais.

O diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, reforça que o trabalho realizado pela K-Line já chama a atenção de outros players, que têm a intenção de trazer operações para o porto pernambucano. “Essa parceria é um sucesso desde o princípio e está despertando o interesse de armadores, operadores e demais atores envolvidos nas operações de veículos. Recentemente recebemos a visita de uma comitiva da Comexport com a intenção de instalar um hub em Suape e acreditamos que logo deveremos ter novidades”, destacou Gusmão.

Para o gerente-geral da K-Line no Brasil, Rafael Cristelo, a operação solidifica a intenção das empresas de utilizar o Porto de Suape como centro distribuidor para outros países. “Suape dispõe de toda a infraestrutura necessária para que possamos realizar as operações com a maior qualidade e tranquilidade possíveis. Essa parceria já vem dando frutos com a implantação do novo hub e acreditamos que novas possibilidades de negócios irão surgir muito em breve decorrentes do sucesso dessa operação”, avaliou Cristelo.