Páscoa

Aprenda como harmonizar pratos da Semana Santa com o vinho certo

Especialista dá algumas dicas para as escolhas que vão preencher as taças

Existe tipo ideal de vinho para as receitas tradicionais de Páscoa? - Divulgação

A Semana Santa se aproxima e com ela as tradições culinárias também. Independente das peculiaridades de cada região brasileira, dois ingredientes não faltam na mesa da Sexta-Feira da Paixão: peixe e chocolate. Além do acompanhamento etílico tradicional desse ritual: uma boa taça de vinho paraa companhar o ritual.

Para quem pretende acertar em cheio a combinação entre comida e bebida, vale seguir algumas dicas de profissional. Se o seu almoço de Páscoa for uma bacalhoada, por exemplo, já não há uma tirania de harmmonização - o prato pode ser combinado tanto com vinho branco quanto com vinho tinto. 

De acordo com Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, uma boa opção de branco para acompanhar a receita é um rótulo português resultado do blende das uvas arinto, chardonnay e fernão pires. É o caso do Capote Velho Reserva Regional Lisboa Branco 2019 - que tem corpo médio e frescor. 

Ms se sua "vibe" é mesmo o vinho tinto, opte por algum tipo que não seja pesado nos taninos, pois pode comprometer o sabor final da combinação, trazendo um gosto metálico ao paladar.

Já quando a seara é a sobremesa de chocolate, atente para essas dicas da especialista: para cair bem com alguma receita à base de chocolate branco, prefira um vinho do Porto Burmester extra dry white (branco seco), por proporcionar equilíbrio perfeito entre acidez e doçura, com notas frutadas. Se a base for de chocolate amargo, vá vinho do Porto tinto do tipo Ruby.