Vela

Francês Yann Quenet aporta no Recife em solitário e "mini" veleiro na sua volta ao mundo

Velejador chegou ao Recife no domingo (3), vindo das Ilhas de Santa Helena

Yann Quenet aportou no Recife como parte do trajeto de sua volta ao mundo - Divulgação

A comunidade da vela náutica adora aventuras. A história do francês Yann Quenet é mais do que dar uma volta ao mundo em alto mar, objetivo ainda não cumprido por ele, que solitariamente já percorreu metade da missão, iniciada há três anos. Com o seu barco de apenas 4,20m, construído pelo próprio velejador, chegou ao Recife no último domingo (03/04), vindo da Ilha de Santa Helena, localizada no território britânico, praticamente a meio do Atlântico Sul.

Yann Quenet aportou com a sua embarcação no Brasil pela primeira vez em sua vida. A Federação Pernambucana de Vela (FPVela) e o Cabanga Iate Clube de Pernambuco recepcionaram o velejador em sua chegada à capital pernambucana.

A sua partida aconteceu em 2019, saindo da cidade onde mora na França, Saint-Brieuc, na região administrativa da Bretanha. A tentativa inicial de dar a volta ao mundo foi interrompida em Lisboa (Portugal) porque seu barco afundou. O francês foi salvo por um navio cargueiro. Mesmo assim, a coragem permanece para realizar um sonho.

Para seguir a travessia, voltou para a sua casa e construiu outro barco melhorado, justamente o de 4,20m, que foi colocado numa carreta e transportado até Lisboa, em Portugal, onde reiniciou a tão sonhada missão. Até então, já passou por Ilhas Canárias, Caribe, Canal do Panamá, Ilhas Marquesas, Nova Caledônia, Ilha da Reunião, África do Sul e Ilha de Santa Helena, percorrendo os oceanos Pacífico e Atlântico.

Bate-papo

Nesta quinta-feira (07/04), Yann Quenet estará no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, no Recife, para falar sobre a sua história e contar mais da aventura na tradicional Quinta Náutica, evento que promove encontros de velejadores para confraternizar, divulgar e fomentar os esportes náuticos. O encontro será aberto para sócios e convidados, às 19h, no restaurante Cisne Branco/Dona Lindalva.