Holanda bloqueia 14 iates de luxo por conta de sanções contra a Rússia
Embarcações de 35 metros de comprimento não podem ser entregues, transferidas ou exportadas
O governo da Holanda anunciou ter bloqueado 14 iates de luxo que pertenceriam a bilionários russos. A medida, anunciada nesta quarta-feira (6), é um consequência das sanções impostas à Rússia por conta da invasão à Ucrânia, segundo o ministro das Relações Exteriores holandes, Wopke Hoekstra.
As embarcações estavam guardadas em estaleiros holandeses. Dos 14 iates, 12 estariam ainda em construção e 2 em manutenção.
— Levando-se em conta as medidas atuais, esses navios não podem ser entregues, transferidos ou exportados no momento —, declarou o chanceler Hoekstra em uma carta ao Parlamento holandês.
Os 12 navios em construção teriam mais de 35 metros de comprimento e estariam sendo montados para "efetivos beneficiários russos", segundo indicariam investigações.
— Não são pessoas que constam como tais nas listas de sanções europeias. As estruturas de propriedade destes iates estão sendo objeto de uma investigação mais profunda — disse o ministro.
Os outros dois iates em manutenção também estão sendo cuidadosamente analisados.— A relação de um destes iates com uma pessoa consta nas listas europeias de sanções é objeto de uma investigação — , afirmou Hoekstra.
Na semana passada, a Finlândia confiscou 21 iates enquanto conduzia investigações para averiguar se seus donos seriam oligarcas russos. Dias antes, a Direção Geral da Marinha Mercante da Espanha anunciou a apreensão de três megaiates suspeitos de serem de bilionários russos.