CredPop Recife

Ação vai a bairros do Recife oferecer crédito de até R$ 3 mil para pequenos empreendedores locais

Nesta sexta-feira (8), a ação estará na Avenida Dois Rios, no Ibura, Zona Sul da cidade

Comércio - Agência Brasil

Equipes da prefeitura da capital pernambucana vão percorrer bairros da cidade ao longo deste mês de abril para cadastrar pequenos empreendedores interessados em participar do programa de microcrédito CredPop Recife, que oferece linhas de crédito de até R$ 3 mil para quem deseja iniciar ou manter um negócio.

Nesta sexta-feira (8), a ação estará na Avenida Dois Rios, no Ibura, Zona Sul da cidade. A iniciativa também vai ocorrer na Rua Luiz Teixeira, no bairro da Torre, Zona Norte, na terça-feira (12). No dia 19 de abril é a vez da Rua Gomes Taborda, no bairro do Prado, Zona Oeste do Recife, receber a ação, que acontece sempre das 14h às 18h. 

“As buscas ativas visam amplificar a oferta de crédito facilitado e com juros abaixo do disponível pelo mercado, oferecendo capital para que os pequenos comércios e serviços, em especial nas comunidades, possam se estruturar e crescer”, explica o gestor.

De acordo com a Prefeitura do Recife, a prioridade do programa são mulheres, jovens, negros e pessoas com deficiência. Na ocasião, os trabalhadores formais ou informais receberão materiais explicativos sobre o programa e aprenderão como solicitar o crédito pelo site ou aplicativo do Conecta Recife

Todas as pessoas que tiverem cadastros aprovados terão acesso também a um curso de curta duração online promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sobre planejamento financeiro e contratação de crédito.

Condições do programa

Segundo a gestão da cidade do Recife, os recursos deverão ser utilizados exclusivamente para aquisição de equipamentos e insumos, sendo vedado o uso para fins particulares. O CredPop está aberto a toda população da capital pernambucana, inclusive às pessoas que estão negativadas em serviços de proteção ao crédito, desde que estas não tenham ultrapassado o limite máximo de endividamento pessoal, e que, com isso, comprometam o pagamento dos empréstimos.

As pessoas aprovadas no programa poderão quitar os débitos em 12 parcelas, com uma taxa de juros de 0,99% ao mês. Quem pagar em dia todas as 11 primeiras parcelas, a 12ª ficará por conta da Prefeitura. Após o recebimento do empréstimo, o favorecido terá quatro meses de carência para iniciar o pagamento das prestações.