Saque extraordinário do FGTS: app e site da Caixa apresentam falhas
Com início à consulta do saldo do Fundo para resgatar valores, acesso ao aplicativo e à homepage do banco estão instáveis
O site da Caixa Econômica Federal e o aplicativo do FGTS para consulta ao saldo do Fundo apresentam falhas nesta sexta-feira. Hoje, foi liberada a consulta do FGTS por meio de um novo app, para saber se o trabalhador tem dinheiro que pode ser sacado em uma nova rodada de saques, o chamado saque extraordinário.
Os trabalhadores com saldo no Fundo poderão sacar até R$ 1mil a partir do dia 20 deste mês. Mas muitos estão encontrando dificuldade para verificar quanto têm nas contas vinculadas ao Fundo, devido ao elevado número de acessos ao aplicativo e ao site da Caixa.
Na plataforma Downdetector, que acompanha problemas de acesso, depoimentos indicam que a instabilidade começou por volta das 8h da manhã: 56% dos relatos envolvem login em aplicativos móveis.
Procurada, a Caixa ainda não retornou o contato.
Nas redes sociais, usuários se queixam de dificuldades para consultar o valor disponível para saque do Fundo. "Achei mesmo que isso ia funcionar", disse em um post no Twitter.
Qualquer pessoa que tiver conta vinculada do FGTS, ativa ou inativa, poderá sacar.
Será preciso baixar uma nova versão do aplicativo FGTS, disponível para download na Apple Store e na Play Store do Google.
A consulta ao saldo pode ser feita ainda pessoalmente, no balcão de atendimento de agências da Caixa ou no site da Caixa.
No site da Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho ou em algum extrato antigo que o trabalhador tenha, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador.
É possível usar ainda a Senha Cidadão. A página oferece a opção de recuperar a senha, mas é preciso informar o NIS. Veja como consultar o número do PIS/NIS.
O crédito dos valores será realizado por meio de conta poupança social digital, o Caixa Tem, a partir do dia 20 de abril. Os saques serão permitidos até 15 de dezembro.