Arquidiocese retoma celebrações da Semana Santa; confira programação

Da quinta-feira até o domingo de Páscoa, várias celebrações ocorrerão, depois de dois anos ausentes por causa da pandemia

Celebração da Semana Santa - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Após dois anos sem as realizações junto ao público por causa da pandemia, as celebrações da Semana Santa foram retomadas no domingo (10) e serão realizadas durante a semana. A Arquidiocese de Olinda e Recife divulgou a programação, que conta com a presença do arcebispo dom Fernando Saburido para presidir várias celebrações.

Pelo calendário, o arcebispo vai realizar ações da quinta-feira até o domingo de Páscoa. A maioria será celebrada na Igreja Catedral, localizada no Alto da Sé, em Olinda.

Na Quinta Santa, acontecerá a Missa do Crisma, às 9h, na Igreja Catedral, com a celebração de dom Fernando e a presença de cerca de 150 sacerdotes. À tarde, às 17h, no mesmo local, ocorrerá a Missa da Ceia do Senhor, conhecida como Lava-Pés, com o Padre João Bosco.

Dom Fernando celebrará esse mesmo rito, às 16h, na capela do Colégio Damas, na Avenida Rui Barbosa, bairro das Graças, no Recife. Neste momento, participará também a comunidade educativa e de diretores das escolas membros da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) localizadas no território da Arquidiocese. 

“O local foi escolhido para lembrarmos e vivenciarmos a Campanha da Fraternidade [CF], que provoca reflexão sobre o tema da Educação”, explicou dom Fernando.

“Como no lançamento da CF celebramos a eucaristia numa instituição de ensino de gestão pública, achamos por bem ir até uma escola particular, de comunidade religiosa, para partilharmos o compromisso do lema deste ano, ‘Fala com Sabedoria; Ensina com Amor’, entendendo que a educação é caminho para a ética, respeito, solidariedade, para os valores do Evangelho”, concluiu o arcebispo.

Na sexta-feira, haverá vários momentos na Igreja Catedral. Às 8h, o Padre João Bosco celebra a Via Sacra; às 15h, dom Fernando celebra a ação litúrgica da Paixão do Senhor; às 17h, após a ação litúrgica, haverá a procissão do Senhor Morto. É um cortejo que sairá da Igreja Catedral e terminará no Convento de São Francisco, também na Cidade Alta de Olinda; e, às 18h, será realizado o concerto musical Paixão Segundo São João, na Igreja Catedral.

No sábado, acontecerá a Vigília Pascal, com dom Fernando, na Igreja Catedral, às 19h. Uma celebração de cerca de três horas, com vários ritos, que marca a véspera da grande celebração.

Por fim, no domingo de Páscoa, dom Fernando celebra a missa solene, às 9h. Após esse momento, o arcebispo participa de um café partilhado no terraço da catedral.

“Vivenciamos durante esses dois anos, e ainda vivenciamos em uma perspectiva de saída, a pandemia da Covid-19. As celebrações da Semana Santa serão uma oportunidade para que possamos voltar a ressuscitar e viver com Cristo”, ressaltou o seminarista da Arquidiocese de Olinda e Recife, Renan Carneiro.

Confira a programação:

Quinta-Feira Santa - 9h - Missa do Crisma com dom Fernando Saburido (na Catedral do Santíssimo Salvador)

Quinta-Feira Santa - 17h - Missa da Ceia do Senhor (Lava-Pés), na Catedral do Santíssimo Salvador – com Padre João Bosco; Dom Fernando Saburido celebrará o mesmo rito na capela do Colégio Damas, às 16h

Sexta-feira Santa - 8h - Via Sacra com Padre Bosco (na Catedral do Santíssimo Salvador)

Sexta-feira Santa - 15h - Ação litúrgica da Paixão do Senhor com Dom Fernando Saburido

Sexta-feira Santa - 17 h - Procissão do Senhor Morto (sai da Catedral do Santíssimo Salvador)

Sexta-feira Santa - 18h - Concerto Paixão Segundo São João (na Catedral do Santíssimo Salvador)

Sábado Santo - 19h - Vigília Pascal com Dom Fernando (na Catedral do Santíssimo Salvador)

Domingo de Páscoa - 9h - Missa Solene com Dom Fernando Saburido (na Catedral do Santíssimo Salvador)