Ursa maltratada em circo ucraniano começa nova vida na Holanda
O estado de saúde da ursa se agravou por conta do abandono de seu dono, que foi lutar na guerra da Ucrânia
Encontrada em condições lamentáveis depois de ser abandonada por seu dono em meio à guerra na Ucrânia, a ursa parda Kiryusha, de 24 anos, agora terá uma nova vida em um zoológico na Holanda.
"No fim de semana, a Fundação Bears in Mind foi buscar uma ursa parda na Ucrânia que esteve vivendo em condições lamentáveis há 18 anos", informou o zoológico da cidade de Rhenen, em um comunicado.
A instituição explicou que a situação da ursa se deteriorou, devido ao conflito em curso, e que a fundação fez tudo que pôde para retirá-la da zona de guerra o mais rápido possível.
Durante anos, Kiryusha viveu dentro de uma pequena jaula, em um hotel que tinha um acampamento infantil, onde "mal tinha espaço para se mover".
O animal passou os primeiros anos de sua vida fazendo shows em um circo, até ser transferido para o hotel. Sua situação se agravou, ao ser abandonada pelo dono, que foi lutar na guerra.
"Com a guerra, os donos não têm mais condições de cuidar dos animais", explicou a diretora da Bears in Mind, Ingrid Vermeulen.
Ela também denunciou que, diante da escassez de comida, os animais estão entregues à própria sorte.
Em sua nova vida na Holanda, Kiryusha cumprirá um período de quarentena. Depois, disso, poderá circular livremente entre outros ursos resgatados em um bosque, sob supervisão do zoológico e da fundação animal.