Eleições 2022

A seis meses das eleições, Moro divulga curso contra 'O Sistema' da corrupção

O curso inclui conceitos sobre corrupção, lavagem de dinheiro, compliance e sugere que os participantes podem se tornar um líder do movimento anticorrupção no país

O curso inclui conceitos sobre corrupção, lavagem de dinheiro, compliance e sugere que os participantes podem se tornar um líder do movimento anticorrupção no país - Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil

O ex-ministro Sergio Moro vai ministrar um curso de combate ao sistema de corrupção no país, na plataforma ESG Brasil Academy, instituição que se apresenta como "uma das maiores empresas de tecnologia para educação do Brasil".

O lançamento do curso será no próximo dia 18, às 20h, com o documentário chamado "O Sistema". Para ter acesso ao documentário, é preciso encaminhar e-mail de inscrição na plataforma. 

O curso inclui conceitos sobre corrupção, lavagem de dinheiro, compliance e sugere que os participantes podem se tornar um líder do movimento anticorrupção no país.

"No Brasil, muitos já alegam que a “regra do jogo” é a corrupção. Mas até quando nós vamos aceitar que isso continue assim? Até quando O Sistema vai continuar girando e nós vamos continuar sem poder nenhum?", diz o texto de divulgação. Não há ainda informações sobre o valor do curso. 

Num vídeo divulgado pelo site O Antagonista, Moro aparece de costas, caminhando, e afirma que o curso vai mostrar como se combate o sistema da corrupção. "Não é receituário apenas para governo, é um receituário para empresas e para o cidadão comum", diz ele.

Moro deixou o Podemos, onde recebia um salário bruto de R$ 22 mil, e se filiou ao União Brasil. Ele ficou quatro meses no Podemos. O ex-ministro está sem emprego desde que deixou a consultoria Alvarez & Marsal para ingressar na política. 

No ano passado, o ex-procurador Deltan Dallagnol também apresentou um curso online de combate à corrupção, cujo valor era de R$ 597

A plataforma da ESG Brasil Academy não apresenta o nome de seus dirigentes. Afirma apenas que qualquer pessoa, "independentemente do seu emprego, cargo ou renda, também pode fazer parte dessa transformação", com investimentos, novos projetos ou participação em movimentos. 

O curso do ex-ministro é o único anunciado na página da ESG Brasil Academy. Há a previsão de um segundo, sobre mudanças climáticas e políticas ambientais, em parceria com o Pacto Global, ainda sem detalhes.