Fórmula 1

Lewis Hamilton diz que 'ficaria honrado' com possível título de cidadão honorário do Brasil

Projeto de condecoração ao piloto tramita no Congresso

Lewis Hamilton, heptacampeão da Fórmula 1, chegou ao Brasil na última terça-feira (12) - Nelson Almeida/ AFP

Heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton reagiu sobre a possibilidade de ser condecorado cidadão honorário do Brasil, por meio de projeto que tramita no Congresso. Em seu perfil no Twitter, o inglês diz que ficaria "honrado".

Fã de Ayrton Senna, o piloto tem uma conexão especial com o país. No último Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, o piloto balançou a bandeira brasileira no carro e no pódio após a vitória. Na mesma prova, ele usou capacete em homenagem a Senna.

Essa conexão e a esperança por uma "reconciliação nacional e retomada dos símbolos nacionais como patrimônio de todos os brasileiros", como diz trecho da justificativa do autor, motivou o projeto do deputado André Figueiredo (PDT-CE). A PCR 79/201 foi protocolada em novembro do ano passado e já chegou ao Plenário. A relatora designada foi a deputada Marília Arraes (PT-PE).

Hamilton está no Brasil. Ele palestrou em um evento de inovação digital nesta quarta-feira. Em suas redes sociais, ele fez resgistros especiais: postou várias bandeiras do país no Twitter e foto da porta do camarim. Além de ter relembrando resgistros do GP do Brasil.