"Recife Sagrado": projeto retoma apresentações na Igreja da Madre de Deus neste domingo (16)
Suspenso por causa da pandemia da Covid-19, projeto é retomado neste final de semana em igreja do Bairro do Recife, com apresentação do Grupo Alegretto
Espaços religiosos no Recife retomam a partir deste final de semana apresentação de espetáculos musicais, após suspensão de pelo menos dois anos em decorrência da pandemia da Covid-19.
A retomada inicia neste Domingo de Páscoa, dia 17, com o Grupo Alegretto na Igreja da Madre de Deus, Bairro do Recife. O espaço, erguido no Século XVII e que é patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), recebe o concerto às 17h e com acesso gratuito.
O projeto, chamado de “Recife Sagrado”, é de iniciativa da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, e será reaberto com o grupo criado nos anos de 1990 pelo professor Alberto Guerra.
Integrante do Grupo Representativo do Conservatório Pernambucano de Música em 1996, o Alegretto fez história na cidade, já que é considerado o primeiro grupo a tocar músicas medievais, renascentistas e do início do período barroco – utilizando os mesmos instrumentos específicos e roupas da época.
Formado por Guilherme Calzavara (Alaúde Renascentista), Marta Gondim (Viola da Gamba), Isaías Rafael (Clarineta C), Jonas Araújo (Viola da Gamba Tenor) e Leonardo Melo e Diomeres Santana, ambos à frente da Flauta doce e este último também atuando na Percussão, o grupo tem a direção musical e artística de Alberto Guerra - que também toca Flauta Doce, Viola da Gamba e Percussão.