RIO DE JANEIRO

Sem blocos oficiais, prefeitura do Rio não coibirá carnaval de rua fora de época

Município montará estrutura apenas para os desfiles das escolas de samba na Sapucaí e em mais dois locais

Carnaval de rua no Rio de Janeiro, bloco Cordão da Bola Preta, em 2020 - Tomaz Sila / Agência Brasil

O carnaval fora de época no Rio, que terá os desfiles das escolas de samba na próxima semana, não terão os tradicionias blocos nas ruas.

A prefeitura do Rio não autorizou os desfiles e não montará a infraestrutura para os foliões como nos outros anos. No entanto, segundo o secretário municipal de Ordem Pública Brenno Carnevale, a prefeitura não coibirá os cortejos nas ruas dos blocos não autorizados.


Em fevereiro, durante o carnaval oficial, também não houve desfile oficial dos blocos, mas alguns pequenos grupos se organizaram para ir às ruas.

— Nós teremos as atividades no Sambódromo, Terreirão do Samba e Intendente Magalhães. As pessoas não estão proibidas de sairem às ruas. A gente tem uma cidade monitorada pela Ordem Pública e pela Guarda Municipal e as pessoas que estiverem na rua, tem totais liberdades para estarem nas ruas. Os blocos tradicionais já se comprometeram em não desfilar e entenderam o pouco tempo que tínhamos para organizar. Vamos monitorar (os blocos) da mesma forma que fizemos em 2021, quando as punições eram mais necessárias, como em fevereiro quando fizemos que a cidade se comportasse bem — afirma Carnevale.