Pernambuco terá dois representantes na etapa regional do Campeonato Brasileiro de Judô, em Natal
Mateus Soares, 11, e José Alberto, 12, são do sub-13 e disputarão nas categorias até 47 e 60 kg, respectivamente
Dois amigos estão prestes a embarcar em um mesmo sonho juntos. Atletas, Mateus Soares, 11, e José Alberto Guimarães, 12, vão representar Pernambuco na etapa regional do Campeonato Brasileiro de Judô sub-13, que será realizada nos dias 30 de abril e 1º de maio, em Natal, no Rio Grande do Norte, e buscam apoio para e patrocínio para investir no esporte. Em caso de classificação, Mateus e José seguirão para Curitiba, em outubro, para a disputa do nacional.
O mais recente campeão pernambucano sub-13, na categoria até 47 kg, Mateus Soares é judoca desde os três anos de idade. Seguindo os passos do pai, que também praticou o esporte quando era mais novo, Mateus é extremamente dedicado aos treinos.
Acostumado a competir em festivais desde muito novo, ele se sente preparado para a disputa do regional. "Eu fico ansioso até chegar o dia do campeonato. Mas quando a luta começa, eu fico tranquilo", diz Mateus. "O segredo para não deixar o nervosismo tomar conta é competir muito, porque aí você consegue controlar o que sente", completou o judoca. Além do judô, Mateus pratica ainda bicicross, vôlei e também surfa.
Acompanhando Mateus em todos os treinos, a mãe, Gabriela Menezes, conta que o filho, apesar de ser uma criança, é muito comprometido e responsável. “Mateus é um menino de ouro. Completamente focado e dedicado, nos estudos e no esporte. É uma competição nova, mas ele está preparado”, explica Gabriela, que destaca ainda que, apesar das rotinas intensas de treino, Mateus ainda mantém as atividades normais para uma criança. “Ele brinca, ele se diverte, sai com os amigos, estuda, mas ele não deixa de treinar. É um foco que vem dele”, complementa.
Muito amigo de Mateus, José Alberto Guimarães foi o vice-campeão na seletiva do campeonato brasileiro e é o outro representante pernambucano da categoria sub-13 até 60 kg. Lutando há três anos, ele acumula prêmios desde que iniciou sua trajetória no judô, em uma aula experimental, quando se apaixonou pelo esporte.
"Eu já cheguei a praticar outros esportes, mas fiquei muito empolgado com o judô. Participei de uma aula no colégio, gostei e desde então eu treino", conta José.
Os dois são alunos da Associação Sandro Ferraz de Judô. Para o mestre dos pequenos, Sandro, essas conquistas são fruto de toda a dedicação que eles têm para com o esporte. "O judô preza a educação e o respeito, mas tem como pilar fundamental a disciplina. É preciso ter foco para alcançar os objetivos, e eles tiveram e é só o começo desse percurso", afirmou o professor, que vai estar presente na competição junto com seus alunos para dar o suporte técnico e emocional necessário.