Futebol

Com gol de Neymar, PSG vence Olympique de Marselha no Francês e coloca mão na taça

A equipe comandada por Mauricio Pochettino pode se sagrar campeã novamente na quarta-feira (20)

Neymar - Franck Fife / AFP

O líder Paris Saint-Germain derrotou o Olympique de Marselha por 2 a 1 neste domingo no Parque dos Príncipes e deu um passo gigante rumo ao título: no final da 32ª rodada da Ligue 1 tem 15 pontos a mais que o Marselha (2º), com 18 pontos a serem disputados. 

O astro brasileiro Neymar se esticou todo para encobrir o goleiro e abrir o placar após um passe do italiano Marco Verratti, aos 12 minutos. O croata Duje Caleta-Car aproveitou uma indecisão de Marquinhos e do goleiro Gianluigi Donnarumma em um escanteio para fazer 1 a 1 (31). Mas Kylian Mbappé converteu um pênalti provocado por Neymar pouco antes do intervalo (45+5) marcando assim o gol da vitória. 

A equipe comandada por Mauricio Pochettino pode se sagrar campeã novamente na quarta-feira se obtiver um resultado melhor contra o Angers do que o OM diante do Nantes.

A melhor versão de Neymar

Neymar respondeu ao que se espera dele e foi aclamado pelo público parisiense depois de brilhar com um gol e um pênalti provocado após um chute cruzado que atingiu o braço do meio-campista Valentin Rongier. 

Neymar tem mostrado sua melhor versão com seus seis gols nos últimos três jogos e vários lances de craque neste domingo. 

Porém, nem essa vitória diante do grande rival francês fez os torcedores parisienses esquecerem o desastre coletivo contra o Real Madrid que lhes custou a eliminação da Liga dos Campeões. 

Os ultras do CUP (coletivo parisiense de ultras) mantiveram sua 'greve'. Eles só eram ouvidos entoando canções e vaias contra a equipe visitante.

"Acho que o PSG jogou melhor. O mais importante são os três pontos. Sempre esperamos que nossos torcedores nos deem força, energia. Eles já manifestaram seu cansaço, há liberdade de expressão, é a forma deles, eu respeito isso", disse Pochettino. 

O PSG está muito próximo do recorde do Saint-Étienne, que conquistou seu 10º título da liga em 1981. 

Já o Olympique de Marselha do argentino Jorge Sampaoli teve interrompida uma série de oito vitórias consecutivas contando todas as competições.

A equipe do sul da França ainda tem uma opção viável nesta temporada, depois de se classificar para as semifinais da Conference League, que jogará contra o Feyenoord da Holanda. 

O OM achou que tinha marcado um ponto no Parque dos Príncipes quando William Saliba desviou de cabeça uma cobrança de falta de Dimitri Payet (85). Mas o gol foi anulado após uma revisão do VAR. 

"Acho que a minha equipe não merecia perder esta noite", disse Sampaoli após o jogo.

O PSG teve três gols anulados por impedimento: dois de Mbappé (35, 76) e um de Lionel Messi (40).

"Humilhação em Bordeaux"

Antes do clássico francês, outros seis jogos foram disputados neste domingo na Ligue 1, com quatro empates e duas vitórias dos donos da casa, sendo a mais marcante a goleada de 6-1 que o Lyon (8º) impôs ao tradicional Bordeaux (19º).

Um hat-trick de Moussa Dembélé, um gol do camaronês Karl Toko Ekambi, outro de Romain Faivre e outro do brasileiro Lucas Paquetá serviram para fazer o Lyon esquecer a recente eliminação da Liga Europa nas quartas de final contra o West Ham. 

Na briga pelas posições que dão direito a disputar as competições europeias no próximo ano, o Nice derrotou o Lorient (16º) por 2 a 1 e subiu para o quarto lugar, que garante uma vaga na Liga Europa. 

Um gol de pênalti aos 54 minutos e outro de cabeça aos 88, ambos do argelino Andy Delort, encerraram a sequência de quatro jogos sem vitórias do Nice que continua sonhando com o pódio e com a próxima Champions League. 

Esse objetivo também é compartilhado pelo Strasbourg (5º), que conquistou um ponto em sua visita ao Troyes (1-1), e enfrenta o Rennes (3º) na quarta-feira.

 Jogos da 32ª rodada da Ligue 1 francesa e classificação:

Sexta-feira:

Rennes - Monaco 2 - 3

 

Sábado:

Saint-Etienne - Brest 2 - 1

Lille - Lens 1 - 2

 

Domingo:

Nice - Lorient 2 - 1

Nantes - Angers 1 - 1

Montpellier - Reims 0 - 0

Metz - Clermont-Ferrand FC 1 - 1

Troyes - Strasbourg 1 - 1

Lyon - Bordeaux 6 - 1

PSG - Olympique de Marselha 2 - 1