Livros

Dia Nacional do Livro Infantil: confira obras para criançada

Data foi escolhida por ser o mesmo dia de nascimento de Monteiro Lobato, grande nome da literatura brasileira

Livros da autora Camilla Inojosa - Divulgação

Nesta segunda (18) é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, data escolhida por ser o mesmo dia de nascimento de um dos grandes nomes da literatura braileira: Monteiro Lobato.

E importante para todos, como um todo, os livros são capazes de ensinar e infomar. Eles e a leitura, principalmente destinadas ao público infantil, são transformadores para esse nicho, é o que diz a autora pernambucana Camilla Inojosa. 

“Eu acredito no poder dos livros para a formação dos cidadãos. A criança leitora só tem a se beneficiar, pois além de ampliar o vocabulário, os livros brincam com a imaginação e proporcionam diversos olhares, os livros permitem que a criança se coloque em situações não reais, contribuindo para que essas visões sejam levadas para vida, formando pessoas mais humanas”, comenta a escritora, que publicou o título “Lápis Mágico”, pelo qual recebeu menção honrosa da Academia Pernambucana de Letras no ano de 2016.

Autora pernambucana Camilla Inojosa. Foto: Divulgação 

Além da obra, Inojosa que também é advogada, publicou “Antônio com M” (Bagaço), “Flor Mágica” (La Ursa Livros), “Maria não quer ser princesa”, “Guia de Assombrações para crianças corajosas” e “Quanto tempo dura o para sempre”, esse último foi o ganhador do prêmio Elita Ferreira da Academia Pernambucana de Letras. Todos esses títulos são voltados às crianças.

Mais livros infantis

'O Menino Maluquinho', escrito e ilustrado por Ziraldo é um dos clássicos brasileiros. Ele conta a história de um garoto travesso que vive várias aventuras. ''

Outro clássico, mas desta vez, internacional é o 'Pequeno Príncipe', do francês Antoine de Saint-Exupéry, o título fala sobre um que piloto cai com seu avião e encontra um pequeno príncipe, os dois embarcam numa jornada de valores. Veja outras obras:

- Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque
- Meu pé de laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos
- Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato
- Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles
- O Mágico de Oz, de  L. Frank Baum 
-  Arca de Noé, de Vinícius de Moraes