Artes Visuais

Exposição "Enquanto Caminho", de Bete Gouveia, entra em cartaz na Arte Plural

Com 87 obras, mostra traz registros da artista produzidos ao ar livre

Bete Gouveia inaugura a exposição "Enquanto Caminho" - Gustavo Bettini/Divulgação

“Enquanto Caminho”, nova exposição da pernambucana Bete Gouveia, é fruto de um trabalho que nasceu despretensiosamente. Ao longo de passeios à beira-mar, a artista deixou registrado seu olhar sobre as paisagens em obras agora reunidas na Arte Plural Galeria, no Bairro do Recife, a partir desta terça-feira (19). 

O acervo da mostra é composto por 87 quadros em aquarela, guache, desenho a lápis de cor e acrílico sobre tela. Essa série de trabalhos começou a ser produzida em 2017, no tempo em que Bete se dedicava ao doutorado em Portugal. Sentindo a necessidade de espairecer, a artista buscou renovar o corpo e a mente por meio de caminhadas. 

“Estava cansada e, quando chegou o verão, resolvi sair para contemplar a natureza. Levei o que chamo de ateliê de bolso e, a partir daí, eu que não sou muito afeita aos pequenos formatos acabei experimentando e gostando disso”, revela Bete. Além de obras em papel com tamanhos menores, a exposição traz quadro de acrílico sobre tela de 1,90mx1,50m. A curadoria é assinada por Oriana Duarte. 
 

De volta ao Brasil, a artista deu continuidade aos experimentos iniciados em terras lusitanas. Com o lockdown, sua vista passou a ser limitada pela janela de casa, mas assim que os protocolos sanitários permitiram ela retomou o hábito de trabalhar ao ar livre, caminhando pela praia de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes. 

“É um trabalho de paisagens com focos múltiplos e diferenciados, às vezes amplos, às vezes centrados nos detalhes. Acabei direcionando minha visão muito para o chão. Cada objeto que eu encontrava no caminho tinha um chamamento para si. Não eram exatamente só detritos, mas qualquer forma que me chamava a atenção naturalmente. Trabalhava com as coisas que eu via e me afetavam de alguma maneira”, detalha.  

Serviço

Exposição “Enquanto Caminho”, de Bete Gouveia
Abertura nesta terça-feira (19), das 16h às 21h
Visitação até 18 de junho, de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h