Arquiteto britânico propõe reconstruir a cidade ucraniana de Kharkiv
Norman Foster apresentou um plano para reconstruir o local
O arquiteto britânico Norman Foster, conhecido por ter restaurado o palácio do parlamento na Alemanha e concebido obras como o metrô de Bilbao, ofereceu sua ajuda para reconstruir a cidade ucraniana de Kharkiv, devastada pelos bombardeios russos.
A fundação do arquiteto anunciou que Foster havia falado, na segunda-feira (18), por videoconferência, com Igor Terejov, prefeito da segunda maior cidade da Ucrânia, localizada no leste do país.
Ele apresentou um plano para reconstruir a cidade, conhecida por sua arquitetura de estilo modernista. Um quarto dos prédios foi destruído desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.
Foster, de 86 anos, afirmou que quer "reunir os melhores talentos do mundo em termos de planejamento, arquitetura, design e engenharia" para começar a trabalhar "imediatamente" no "renascimento da cidade".
A primeira etapa seria desenhar um projeto para uma "cidade do futuro", que "combinaria a herança do passado mais querido e reverenciado com infraestrutura e edifícios ecológicos".
Em trechos da entrevista, divulgada em vídeo pelas autoridades da cidade, Terejov garante a Foster "ter visto seu trabalho e querer esse estilo novo e progressista na cidade".
Kharkiv precisa de novos hospitais, escolas e jardins de infância, bem como escritórios para seu setor de tecnologia emergente, disse ele, acrescentando que todos os edifícios devem ser equipados com abrigos antibombas.