"Cabocla da Mata"

"Cabocla da Mata": filme aborda danças populares do interior de Pernambuco

Produção audiovisual ganha lançamento neste sábado (30) no canal no YouTube da Cabocla Produção

Cena do filme "Cabocla da Mata" - Divulgação

Do misticismo às roupas e performance que caracterizam as manifestações culturais da Mata Norte pernambucana, em meio ao Maracatu Rural, Caboclinhos e Cavalo Marinho, integram a temática do filme “Cabocla da Mata” – produção assinada pela coreógrafa e instrutora de danças populares Juçara, com lançamento marcado para este sábado (30) no canal no YouTube da Cabocla Produção e acesso gratuito.

Em formato de curta-metragem, o filme, independente, traz como cenário o Museu Poço Comprido, Ponto de Cultura localizado em Vicência, além  do  Vale da Onça, em Paudalho, ambos municípios da Zona da Mata Norte canavieira, e é nesse ambiente que Juçara, protagonista, retrata os rituais presentes nas brincadeiras populares. 

“Cabocla da Mata” é uma entidade que permeia todos os personagens presentes no Maracatu Rural, Cavalo Marinho e Caboclinho, e traz a mensagem de que toda arte vem do divino e é corporificada nas pessoas que transmitem a mensagem através de seus dons.

“O filme nasce da observação da dança do personagem Arreiamá do Maracatu Rural. Nele, enxerguei toda a força indígena. E a partir dos seus passos, visualizei o Caboclinho e o Cavalo Marinho, brincadeiras que são símbolos da Região, de onde vim” enfatiza Juçara. 

O filme apresenta os ritmos do baião, perré e guerra - que compõem a brincadeira do Caboclinho, com movimentos semelhantes aos Caboclinhos tradicionais da cidade de Goiana. Juçara também interpreta dois dos importantes personagens do Cavalo Marinho: Ambrósia, uma adaptação do Ambrósio, personagem vendedor de todas as figuras, que faz sua propaganda dançando os passos de cada uma e a Véia do Bambu, que traz todo o fogo presente na mulher, a energia sexual da criação, demonstrando seu desejo sem nenhum medo.
 

Crédito: Divulgação

Juçara finaliza com o Maracatu Rural, dançando os passos do Arreiamá, personagem que representa a espiritualidade da Jurema. Seus movimentos passam pelo caboclinho e cavalo marinho, misturando tudo com o movimento do caboclo de lança. 

Figurinos em cores e tecidos
Com direção artística do produtor cultural Kleber Camelo, o figurino faz um recorte das cores, tecidos e detalhes das três brincadeiras populares.  A roupa do caboclinho, por exemplo, foi inspirada nas tribos que habitavam a região. A proposta traz a personagem principal vestida com saia da fibra de bananeira produzida por artesãs de Vicência e São Vicente Férrer.

Já no Cavalo Marinho, a caracterização traz elementos dos personagens da Ambrósia e da Véia do Bambu, com adaptação da roupa do personagem que seria o "Ambrósio" para um vestido e chapéu de palha com uma flor. A proposta é destacar o papel das mulheres na atualidade e no Arreiamá, o figurino foi o tradicional, mas com o toque final da maquiagem: boca pintada com batom vermelho e a mensagem de que as mulheres podem ocupar os lugares que elas quiserem. 

A fotografia de  “Cabocla da Mata”  é de Mila Nascimento, cineasta parceira da Cabocla em outros projetos, e Caio Dornelas, produtor audiovisual da 9oitavos. O curta também conta com uma paisagem sonora autoral, com o intuito de deixar um clima ainda mais entusiasta. 

E o rabequeiro, cantor, compositor, mestre de maracatu rural e militante das tradições populares, Maciel Salú, é um dos artistas que compõe o elenco musical. Além dele, integra o grupo o músico e instrumentista, Nino Alves. A produção musical tem a coordenação do artista da cultura popular, Ricco Serafim.