Chá: entenda como consumir a bebida de forma segura
Segundo especialita, bebida pode ser saudável, se for ingerida com equilíbrio
Popular em diferentes países e cultural, o chá é apreciado por seus diversos benefícios à saúde. Ultimamente, seu uso tem se tornado cada vez mais recorrente por quem está em busca de perder peso. No entanto, é preciso tomar cuidado com o consumo da bebida.
Mesmo os produtos considerados naturais, como é o caso da maioria dos chás, apresentam riscos. Os médicos alertam que a toxicidade de algumas substâncias pode levar à falência de órgãos e causar uma espécie de contaminação da corrente sanguínea.
Casos recentes reacenderma o debate sobre o consumo de chás para a perda de peso. Um exemplo foi a morte da enfermeira Edmara Silva de Abreu, de 42 anos, que acabou tendo uma hepatite fulminante, após ingerir um suposto chá emagrecedor, em fevereiro deste ano.
A Tea Blender (profissional responsável pela mistura e montagem de chás) da empresa Gourmate, Carla Mikolaiewski, chama atenção para o fato de que o emagrecimento é um processo que depende de fatores como alimentação saudável e exercícios físicos.
“Os chás e infusões têm diversas funcionalidades e podem atuar como auxiliadores no processo do emagrecimento. Sozinhos, eles não fazem milagres”, aponta a especialista, que desencoraja o uso em excesso da bebida.
Para o uso saudável dos chás, Carla dá algumas dicas. Uma sugestão é incluir a bebida em pequenas porções, lembrando da recomendação do consumo de dois litros ou mais de água por dia. “Cada chá tem uma combinação e função. É importante saber respeitar as quantidades de consumo”, aconselha.
Outro alerta da especialista é sobre a grande quantidade de propagandas enganosas que existem no mercado. Segundo ela, o consumo de produtos que combinam supostas “fórmulas naturais” com ervas podem trazer danos ao organismo.