REDES SOCIAIS

Após Elon Musk comprar Twitter, Katy Perry perde mais de 200 mil seguidores

Movimento de ativação e desativação de contas em massa tem sido registrado desde a compra da plataforma por Elon Musk

Katy Perry - Divulgação

Katy Perry, a terceira celebridade com mais seguidores no Twitter, perdeu, nas últimas horas, mais de 200 mil seguidores. Ela é uma das impactadas pelo movimento de ativação e desativação em massa que tem acontecido nas últimas horas - dias depois de a rede social ter sido adquirida por US$ 44 bilhões por Elon Musk.

O Twitter afirmou à rede NBC, nos Estados Unidos, que a desativação de contas não teve nada a ver com a aquisição. A "flutuação no número de seguidores" foi um processo "orgânico", disse. A plataforma também não informou sobre quantas contas foram ativadas ou desativadas desde a concretização da compra.

Quem saiu ganhando nisso foram políticos de direita no mundo todo. Aqui, o presidente Jair Bolsonaro e seus filhos tiveram os números impulsionados em poucas horas - e especialista vê uso de bots. Nos EUA, a senadora republicana Marjorie Taylor Greene ganhou quase 100 mil seguidores também.
 

"Enquanto continuamos a tomar medidas em contas que violam nossa política de spam, o que pode afetar a contagem de seguidores, essas flutuações parecem ser o resultado de um aumento na criação e desativação de novas contas", disse o comunicado recebido pela NBC.

Quem também perdeu cerca de 300 mil seguidores foi o ex-presidente Barack Obama, a pessoa mais seguida da rede social.